Jerúsia Arruda
Repórter
onorte@onorte.net
O centro de Montes Claros ficou pequeno para a multidão que se formou na procissão de Corpus Christi realizada na noite da última quinta-feira, dia 15, em uma manifestação de fé que reuniu toda a comunidade católica da cidade.
O encontro aconteceu por volta de 18 horas, na igreja da Matriz Nossa Senhora e São José, onde os fiéis se reuniram para celebrar o dia de Corpus Christi, saindo em procissão pelas ruas do centro da cidade em direção à catedral Nossa Senhora Aparecida.
Durante o percurso, os fiéis foram depositando às margens das ruas, donativos como alimentos, agasalhos e cobertores, que foram sendo recolhidos pelos organizadores da procissão. Os donativos serão doados à comunidade carente.
CORPUS CHRISTI
Corpus Christi é uma festa móvel da igreja católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de serragem colorida, flores e grãos, com desenhos de inspiração religiosa.
ORIGENS
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real de Cristo no pão consagrado.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula Transiturus, de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A Fête Dieu começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque ele morreu logo em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde foi celebrada antes de 1270. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: - Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim.
Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes
CELEBRAÇÃO
Este ano, as celebrações de Corpus Christi tiveram como tema A vida de Igreja se nutre e se fortalece da Santíssima Eucaristia, tesouro de alimento espiritual.
Segundo representantes da igreja católica, a data é uma das mais importantes da igreja e deveria ser celebrada logo após a quinta–feira da Paixão, mas devido à Sexta–Feira Santa ser um momento de reflexão, a igreja preferiu fixar as comemorações em um outro dia.
Durante a celebração de quinta-feira, os fiéis participaram dos atos litúrgicos entoando cânticos de louvor e adoração, mantendo a tradição da celebração do Corpo de Cristo, o maior sinal de fé dos cristãos católicos. “
DEVOÇÃO
Maria Vieira, 58 anos, acompanhou toda a procissão caminhando de pés descalços.
- É para agradecer as graças que tenho recebido durante toda minha vida. Desde pequena participo das procissões de Corpus Christi. Para nós católicos esta é a festa em que depositamos toda a nossa fé, pois Jesus Eucarístico é o maior mistério para todos nós, disse emocionada, enquanto acompanhava o cortejo religioso
Como ela, dezenas de outros fiéis também estavam descalços na procissão, numa atitude em que pretendiam demonstrar a fé em Cristo.
Ao longo do cortejo, a multidão, constituída em sua maioria por jovens e adolescentes, cantava, dançava, batia palmas, entoando louvores.