Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Quadrilha, pipoca, canjica, cocada, barraquinhas e muito forró. Assim é o mês de junho. Festas com comidas, bebidas e toda a movimentação típicas da época, aquecendo as frias noites que, com a chegada do inverno no último dia 21, quarta-feira, devem ficar ainda mais geladas.
E Montes Claros entra no clima, movimentada por tradicionais festas que já fazem parte do calendário anual da cidade.
PROGRAMAÇÃO
Neste final de semana, pela 49ª vez, alunos, familiares e professores do Colégio Marista São José se encontram em um clima de muita festa, cultura, solidariedade, acompanhados de todas as comidas típicas que se tem direito. Aberta à participação da comunidade nos últimos quatro anos, a festa acontece hoje, a partir das 20 horas, no prédio do Colégio Marista e é uma das mais requisitadas da região.
Ainda nesta sexta-feira, acontece o II arraiá das Formigas, na área externa da Casa do Tambor, que será decorada com bandeirolas, flores, balões, fogueira e mastros de São João, além das barracas de quentão, canjica, milho verde, pé-de-moleque, pamonha e vaca-atolada.
Além de forró até o dia amanhecer, o concurso de quadrilhas, com participação de oito grupos, distribui prêmios de até R$1.000,00 para os três primeiros colocados. Todas as quadrilhas se apresentam ao mesmo tempo para o público e júri, que irá avaliar pontualidade, originalidade, criatividade e harmonia. Depois da apresentação das quadrilhas, tem shows do Trio Pequizeiro e Eduardinho da Sanfona e banda. O II arraiá das Formigas acontece a partir das 19:00 horas, na área externa da Casa do Tambor, na avenida deputado Esteves Rodrigues, próximo ao prédio da Prefeitura. A entrada é gratuita.
E no sábado, 24, com as tradicionais barraquinhas, rodadas de quentão, canjica, pipoca e caipirinha, o clube Lagoa da Barra recebe sócios e convidados para seu tradicional forró, a partir de quatro da tarde até o dia amanhecer:
Outra boa pedida para os forrozeiros de plantão é o Arraiá do Fidelidade, que também acontece neste sábado, promovido pela Paróquia São Norberto. Além das tradições juninas, a música será conduzida pelos ministérios de dança Um só coração e Pequeninos de Jesus, e o forró católico com o ministério Novo Ser. Quem participa da festa concorre a uma bicicleta.
FORRÓ E SOLIDARIEDADE
Além do Arraiá do Fidelidade, a paróquia de São Norberto promove as lendárias Barraquinhas de São Norberto, de 09 de junho a 02 de julho, com participação da arquidiocese de Montes Claros. A renda será revertida para comunidade carente da paróquia.
A oportunidade de curtir a festa e ser solidário vem com o Arraiá da Toca, promovido pela comunidade Toca de Assis, no dia 02 de julho, na escola estadual Clóvis Salgado, no bairro Santo Expedito.
Tem ainda, São Pedro no Pentáurea, no dia 01 de junho, barraquinhas comunitárias pelos bairros da cidade, Expomontes e muito forró por toda região, até meados de julho, para não dar chance ao frio.