Minas avalia processo de alfabetização

Jornal O Norte
10/08/2006 às 11:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:41

Começou na última quarta-feira, 9, o Programa de avaliação do ciclo inicial de alfabetização, com objetivo de verificar os níveis de aprendizagem em relação à alfabetização, leitura e escrita dos alunos dos ciclos iniciais do ensino Fundamental.




(foto: Wilson Medeiros)

A iniciativa é da superintendência regional de Ensino de Montes Claros, seguindo determinações estabelecidas pela secretaria de estado da Educação. As avaliações serão realizadas durante o mês de agosto para os 420 mil alunos matriculados nas escolas estaduais e municipais dos 853 municípios mineiros.

AVALIAÇÃO

Dividida em dois níveis, a avaliação Censitária ou Universal avalia todos os alunos da rede pública (390 mil), que cursam a fase II ou 2ª série do ensino Fundamental, e a avaliação Amostral, que analisa uma parte de alunos selecionados para pesquisa (30 mil).

Na região de Montes Claros, 11.214 alunos da 2ª série do ensino Fundamental de todas as escolas da SRE farão provas de um conjunto de capacidades e de iniciativas para leitura, escrita e produção de textos (avaliação Censitária) e alunos da 1ª série de 16 escolas selecionadas em diferentes municípios pertencentes à SER farão a avaliação Amostral, com o mesmo conteúdo da Censitária.

PROGRAMA

A secretaria de estado de Educação, em parceria com as secretaria municipais pretende identificar com o programa, a situação de alfabetização e de ensino-aprendizagem dos alunos em Minas Gerais, desde os anos iniciais, para adotar diretrizes que vão nortear suas ações, fazendo uma intervenção mais eficaz junto aos alunos não alfabetizados, identificando o real processo de alfabetização em cada escola do estado.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por