Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Em 3 de julho de 2007 Montes Claros completa 150 anos, mas as comemorações já acontecem desde o ano passado.
No próximo mês de dezembro as festas de aniversário antecipadas presenteiam a cidade com mais uma surpresa: o Museu Vivo da Educação Norte Mineira. O presente é da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, junto com a Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez e o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, que também comemoram o ano nacional dos museus.
O antigo prédio do Conservatório Estadual de Musica Lorenzo Fernandez, na Rua Doutor Veloso, será sede do Museu Vivo da Educação Norte Mineira (foto: Wilson Medeiros)
Idealizado pela superintendente de Ensino, professora Maria Salete de Souza Nether, o Museu Vivo será inaugurado no dia 8 de dezembro, com o um acervo que inclui os mais variados objetos que retratam o cotidiano da escola ao longo dos anos.
Reconstituição de antigas salas de aula de várias instituições educativas como Escola Normal e escola estadual D. João pimenta, mobiliários dos antigos móveis que compunham setores da administração, objetos, fotos, diplomas, entre outros, darão vida aos diversos ambientes que estarão disponíveis à visitação pública a partir da inauguração.
Segundo a assessoria do museu, o objetivo é proporcionar ao visitante uma visão da evolução histórica das instituições escolares da região, além de resguardar a memória e ajudar na sua recomposição e compreensão das relações sociais, tecnológicas, políticas e econômicas das diferentes épocas, já que a educação vem acompanhando a construção histórica de Montes Claros ao longo destes 150 anos.
Por ser um museu vivo, a idéia, segundo a assessoria, é transformá-lo em um dos pontos de partida no processo educacional, utilizando bens culturais (consagrados ou não) como recursos no processo de transmissão de conhecimentos, desenvolvendo projetos educativos para a conscientização do passado e do presente, com o objetivo de desenvolver o espírito crítico na comparação histórica, enriquecendo a formação do indivíduo na conquista da cidadania, respeito às culturas do passado e suas tradições.
O Museu Vivo funcionará na antiga sede do Conservatório Estadual de Musica Lorenzo Fernandez, à Rua Doutor Veloso.
A inauguração acontece no dia 8 de dezembro, às 20h30, quando as portas serão abertas definitivamente ao público. As visitas serão gratuitas.