Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro

MEC confirma 2 de janeiro como prazo final para pedido de bolsa do Prouni

Jornal O Norte
27/12/2005 às 10:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:56

O MEC confirmou que dia 2 de janeiro será o prazo final para os estudantes se inscreverem no Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa seleciona candidatos a bolsa de estudos em instituições particulares de ensino superior e recebe inscrições no site www.prouni.mec.gov.br. Poderão concorrer às bolsas do Prouni os alunos inscritos no Enem 2005 que escolherem um curso em instituição não-pública que tenha aderido ao programa. As bolsas de estudos se destinam apenas aos alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular. O MEC ainda não definiu a data em que serão divulgados os nomes dos estudantes beneficiários das bolsas de 2005.

PRIMEIRA EDIÇÃO

Estudantes beneficiados na primeira edição ProUni têm aproveitamento melhor do que aqueles que ingressaram na universidade por meio do vestibular. As informações foram repassadas pelos reitores ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e comentadas pelo presidente durante a conferência nacional de Ciência, em Brasília.

Segundo alguns especialistas em educação que criticaram o ProUni, teoricamente, estes estudantes seriam fracos e comprometeriam o nível das turmas. Mas o resultado de pesquisa, em duas instituições de ensino superior, aponta o contrário. A pesquisa identificou que o desempenho dos bolsistas foi superior ao dos alunos que ingressaram por meio do vestibular, derrubando a teoria da incapacidade.

O estudo da Universidade Potiguar, de Natal, por exemplo, diz que a maior média de coeficiente de desempenho foi de um aluno do ProUni, estudante de direito, que atingiu a nota 9,61. A segunda maior ficou com um aluno bolsista do curso de psicologia, 9,57. A pesquisa identifica que, dos 290 alunos bolsistas que ingressaram na universidade, 242 tiveram nota entre 7 e 9; 44 atingiram nota igual ou maior que 9; e só quatro estudantes ficaram com nota menor que 7.

Outra instituição que revela o bom desempenho dos alunos do ProUni é o Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Segundo os dados apurados, os alunos que receberam bolsa tiveram melhor desempenho em 17 cursos de 18 avaliados. O diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, avalia a dificuldade de acesso aos cursos de ensino superior, o que faz com que o estudante tenha maior empenho e força de vontade. “São pessoas que agarraram a chance e que não medem esforços, para não deixar a oportunidade escapar”, explica.

INSCRIÇÕES

O candidato ao ProUni deve ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. Na primeira edição, o ProUni ofereceu 112 mil bolsas integrais e parciais em 1.142 instituições particulares de ensino superior. É o maior número de vagas criadas em apenas um ano na educação superior. Nos próximos quatro anos, o programa possibilitará a oferta de 400 mil novas bolsas de estudos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por