Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
No último final de semana, o curso de Fisioterapia da Funorte – Faculdades Unidas do norte de Minas promoveu a II Jornada integrada de Fisioterapia.
Com expressiva participação de todos os períodos do curso, a jornada contou com uma extensa programação, que incluiu palestras, mini-cursos, exposição de trabalhos científicos, atividades interdisciplinares e a participação da comunidade.
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Com a coordenação dos alunos do quarto período, o evento teve como objetivo a formação pedagógica, onde os participantes puderam analisar, questionar, debater e apreender novos conhecimentos através de palestras interdisciplinares e do mini-curso ministrado pelo professor Eliot Paes, que falou sobre a fisioterapia esportiva no Brasil em relação à Europa e aos Estados Unidos.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Além da apresentação dos trabalhos científicos abordando vários temas desenvolvidos ao longo do curso, os alunos realizaram trabalho de campo, envolvendo agentes do PSF e comunidade do Bairro Eldorado, fazendo uma bateria de testes com filhos de diabéticos e hipertensos, monitorados por acadêmicos dos cursos de Medicina (que falaram sobre os riscos e cuidados na prevenção das doenças, que podem ser hereditárias); Nutrição (cuidados com a alimentação); Educação Física (atividade física e saúde) e Fisioterapia (exames neurológicos e testes de sensibilidade).
CONTINUIDADE
Na primeira edição da jornada, que aconteceu ano passado, o trabalho de campo foi realizado com diabéticos e hipertensos da mesma comunidade.
Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia da Funorte, Jomar Luiz Santos de Almeida, as atividades desse ano representam uma continuação do trabalho iniciado ano passado, no sentido mapear os casos da doença no bairro Eldorado, dando apoio ao trabalho de prevenção realizado pelos agentes do PSF.
RESULTADOS
Jomar diz que evento foi de grande importância na formação dos alunos por ter possibilitado um contato direto com as implicações da profissão.
- A graduação do fisioterapeuta exige uma formação pedagógica e participação em trabalhos de extensão e pesquisa que o prepare para enfrentar as situações reais na prática da profissão. Nesse encontro foi possível desenvolver essas habilidades. O contato interdisciplinar também possibilitou um intercâmbio entre as várias áreas médicas, o que é fundamental na formação do novo profissional que o mercado demanda, explica o coordenador que diz que os acadêmicos apresentaram para a comunidade a conclusão das pesquisas de campo, facilitando a formação de um banco de dados para os profissionais de saúde que atendem no bairro Eldorado.
Todas as atividades da II Jornada de Fisioterapia, inclusive o atendimento à comunidade, aconteceram nos dias 26 e 27 de maio, sexta-feira e sábado, no campus Funorte-JK.