Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Promovida pela Soebras/Funorte, a Jonafes – Jornada nacional de atividade Física, Esporte Saúde reúne professores e especialistas de todo o mundo, promovendo um grande debate em torno da tema Atividade Física com responsabilidade.
O coordenador do Departamento de Desporto da Utad – universidade de Tras o Montes e Atod’oro, professor Miguel Videira, que também participa da Jonafes, diz que esse tipo de encontro é fundamental na formação do acadêmico pois proporciona a oportunidade de vivenciar na prática o aprendizado adquirido em sala de aula, além de promover a interação com profissionais que muito têm a contribuir para sua formação profissional.
INTERCÂMBIO
Professor do curso de mestrado e doutorado da Utad, onde existem cerca de 100 estudantes brasileiros, que participam do intercâmbio firmado entre a Funorte e Utad há dois anos e meio, Miguel diz que os professores brasileiros e portugueses têm atingindo um nivelamento de conhecimento cada vez maior, qualificando ainda mais o nível de aproveitamento dos cursos, fortalecendo o elo entre as duas instituições.
- Nosso objetivo é capacitar professores com elevado conhecimento científico, pedagógico e de investigação. O intercâmbio firmado entre as duas universidades visa criar uma empatia para que nós, professores portugueses, consigamos nos integrar para oferecer uma melhor capacitação aos estudantes brasileiros que buscam pelo nosso curso, explica Miguel Videira.
NIVELAMENTO
Com aulas nas áreas de Desporto, Gestão, Ciências da Educação e Saúde, segundo o professor, os cursos de doutorado e mestrado têm suas atividades desenvolvidas em solo português, estendendo ao solo brasileiro somente as atividade de nivelamento, isto é, a escolha de profissionais mais capacitados na área das metodologias de investigação, garantindo que os professores que participam dos cursos em Portugal tenham todos o mesmo nível, para absorverem mais rapidamente as matérias ministradas nas diversas disciplinas.
Participando de mesa redonda na Jonafes e integrando uma equipe de capacitação de quadros técnicos no âmbito da Ginástica Olímpica, o professor Miguel Videira permanece em Montes Claros até o dia 20 de junho, quando retorna para Portugal.