Marcelo Júnior
Correspondente
JANUÁRIA – Este município é o segundo maior pólo universitário do Norte de Minas. São mais de 2.300 acadêmicos, 16 cursos, uma instituição de ensino superior federal, uma do estado e três de caráter privado. O crescimento do ensino superior em Januária em 12 anos foi uma dos maiores da região, ficando atrás de Montes Claros.
A primeira universidade instalada em Januária foi a Unimontes, em 1995, com 60 alunos matriculados nos cursos de Letras/Inglês e Letras/Francês. Um ano depois, em 1996, foi inaugurado o Ceiva - Centro Integrado do Vale do São Francisco, com 80 alunos no curso de Pedagogia.
Em Januária, cerca de 40% dos universitários matriculados são das cidades de Itacarambi, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Pedras de Maria da Cruz, Lontra, São Francisco, Varzelândia, São João da Missões, que vêm todos os dias de ônibus ou de vans das prefeituras e de empresas particulares.
Entre as principais instituições está o Cefet - Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária, antiga Escola Agrotécnica Federal de Januária (Colégio Agrícola). O Cefet tem o objetivo de promover a educação de excelência por meio de ensino, pesquisa e extensão, interagindo pessoas, conhecimento e tecnologia e proporcionando o desenvolvimento da região norte mineira, através dos cursos de Técnico-administrativo, Bacharelado em Administração de Empresas, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Administração, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Tecnologia em Sistemas de Informação.
O Ceiva se destaca como o segundo maior da rede Soebras na região. Com mais de 1.000 alunos, a faculdade oferece os seguintes cursos: Geografia, História, Letras/Português, Pedagogia, Normal Superior e Turismo, todos reconhecidos pelo ministério da Educação.
- A faculdade está fazendo, na região, uma pesquisa de demanda de mercado para ampliar o número de cursos na cidade no ano que vem – diz o professor Allison Medeiros.
O campus da Unimontes em Januária, o primeiro implantado na região, atualmente oferece os cursos regulares de graduação de Letras/Inglês, Letras/Português, Educação Física (Licenciatura) e Pedagogia, com o total de 500 alunos matriculados, sendo coordenadora do campus a professora Ros’elles Magalhães Felício.