(Leo Queiroz)
A um mês para a volta às aulas, pais devem bater perna e pesquisar para economizar no material escolar dos filhos. Levantamento feito pelo Procon mostra que, além da diferença de preço de até 80% em itens de uma papelaria para outra, houve reajuste médio de 73,47% no valor dos produtos de 2018 para este ano.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 deste mês, em seis dos principais estabelecimentos da cidade. Comparando duas papelarias que têm praticamente a mesma quantidade de materiais, a diferença foi de R$ 44,86.
Os produtos pesquisados consideraram somente os preços à vista – a lista do Procon tinha os 50 principais itens exigidos pelas escolas públicas e particulares da cidade.
Segundo o diretor do Procon, Alexandre Braga, o objetivo foi oferecer aos consumidores referência de valores, por meio dos preços médios obtidos na amostra pesquisada, assim como o registro da situação real do mercado.
“A pesquisa foi elaborada para orientar pais e responsáveis pelos alunos. Foi verificado que é mais viável nas compras à vista comprar no local que ofereça o maior desconto”, diz o diretor.
O estudo é feito anualmente e está disponível no Procon. O endereço é rua Dr. Veloso, 876, Centro.
VETADOS
O Procon também elaborou uma lista dos materiais escolares que não podem ser exigidos pelas instituições de ensino (veja acima).
Por lei, estão vetados artigos de uso coletivo e a cobrança de taxas adicionais por eles.
“Todo o custo com materiais ou infraestrutura necessária para a prestação dos serviços educacionais deve, segundo a lei, ser considerado no cálculo das mensalidades escolares que os pais vão pagar. Estamos atentos a esta questão e pedimos aos pais e responsáveis que, em caso desta exigência, façam denúncias junto ao Procon, para a tomada das devidas providências”, diz Braga.
SAIBA MAIS
Não podem ser pedidos
Álcool, algodão, argila, balões, brinquedo, caneta para lousa, canudinho, carimbo, cartolina, cola, copos descartáveis, cordão, creme dental, CDs e DVDs (ou outros produtos de mídia), elastex, envelopes; esponja para pratos, estêncil a álcool e óleo, fantoche, feltro, fita dupla face, fita adesiva em geral, fita para impressora, fitas decorativas, fitilhos, flanelas, garrafa para água, giz branco e colorido, glitter, grampeador e grampos, isopor, jogo pedagógico, jogos em geral, lã, lenços descartáveis, livro de plástico para banho, lixa, maquiagem, marcador para retroprojetor, massa de modelar, material para escritório (sem uso individual), material de limpeza, medicamentos, palitos de churrasco; palito de dente, palito de picolé, papel em geral (exceto quando solicitado, no máximo, uma resma por aluno), papel higiênico, papel ofício colorido; piloto para quadro branco, pincel atômico; pincel para pintura, plásticos para classificador, pratos descartáveis, pregador para roupas, sacos plásticos, tintas em geral, tonner para impressora.