No primeiro semestre deste ano, acadêmicos do 10º período do curso de Odontologia, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Unimontes – ‘universidade estadual de Montes Claros, desenvolveram a promoção de saúde bucal e o atendimento à população de baixa renda em municípios do Norte de Minas. O trabalho foi realizado durante três meses, por intermédio do Programa de Estágio Supervisionado: Internato Regional Integrado, como atividade obrigatória do curso, contando com a participação de 28 acadêmicos, que vão colar grau no próximo dia 27.
FÓRUM
As atividades desenvolvidas nessas comunidades foram apresentadas pelos acadêmicos durante o 8º Fórum de Integração de Ensino e Serviço do Curso de Odontologia, realizado na semana passada, tendo sido feitas explanações sobre as ações coletivas e individuais do estágio supervisionado e oferecidos depoimentos sobre a importância da atividade para a formação profissional. Com a supervisão de professores, foram atendidos moradores (da área urbana e da zona rural) dos municípios de Montes Claros, Brasília de Minas, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Glaucilândia, Mirabela, Porteirinha, São João da Ponte e Taiobeiras.
Na avaliação da professora Carla Cristina Camilo Araújo, coordenadora do curso de Odontologia da Unimontes, o estágio supervisionado faz a diferença do profissional.
- Com o estágio, o acadêmico é inserido na realidade social da região, sendo integrado no sistema público de saúde. Ou seja, ele atua como um transformador social da região, afirma a coordenadora. Ela lembra ainda que, ao viabilizar ações coletivas e individuais de atenção à saúde bucal, o programa garante o cumprimento de uma das metas das diretrizes curriculares.
CONVIVENDO COM A PRÁTICA
A importância dessa convivência do acadêmico com a prática foi ressaltada, também, pelo professor José Mendes da Silva, coordenador do estágio supervisionado do curso de Odontologia.
- Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade de cada município, contribuindo para a melhoria da assistência à população, concluiu.