Curso da Funorte aborda ainda Atenção Farmacêutica, com aulas em um fim de semana por mês
(FELIPE ALVARENGA/DIVULGAÇÃO)
Estão abertas as inscrições para pós-graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica na Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte). O curso é voltado para farmacêuticos, egressos ou não da instituição. A especialização tem duração de 20 meses e as aulas acontecem em um fim de semana por mês.
Segundo o coordenador do curso, Felipe Alvarenga, os variados módulos oferecidos auxiliarão no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para o cuidado do paciente. “Possibilita ao farmacêutico se capacitar para realizar a atenção farmacêutica no mais novo modelo de prestação de serviço, que é a consulta farmacêutica, em estabelecimentos de saúde. É acontecimento e ganho importantíssimo para a profissão no tocante à promoção da saúde”, explica.
De acordo com o coordenador, o objetivo da pós-graduação é formar profissionais capazes de estabelecer e conduzir uma relação de cuidado centrada no paciente. Ele poderá realizar, individualmente ou com outros membros da equipe de saúde, intervenções farmacêuticas, além de oferecer conhecimentos de fisiopatologia e farmacoterapia de várias doenças. Isso irá permitir ao profissional garantir um tratamento farmacote-rapêutico correto e seguro para o paciente.
Felipe Alvarenga ressalta que o diferencial é a “utilização dos ambientes reais de aprendizagem, como a farmácia-escola e o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro para acompanhamento farmacoterapêutico e estudo de casos clínicos”.
A farmacêutica Deyse Figueiredo, egressa da instituição desde 2017, agora está cursando a pós com a finalidade de se especializar ainda mais na área em que já trabalha.
“Escolhi essa pós porque muito se fala da farmácia clínica, o que é uma grande novidade para a nossa área. Senti a necessidade de estar por dentro, conhecer, aprender e me adequar”, afirma a aluna.
Para Deyse, a pós está sendo ótima e de muito conhecimento. “Está acrescentando muito no meu trabalho, tem mudado minha visão em relação ao cuidado e atenção aos meus clientes”, diz a farmacêutica.
* Estagiária sob supervisão do editor