Foram arrecadadas uma tonelada de donativos para o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Lar das Velhinhas
Para o coordenador do projeto, a ação apresenta-se como uma oportunidade única de desenvolvimento de habilidades, valores e consciência de sua responsabilidade social (Indyu/ divulgação)
Durante a execução do Projeto Gincana Páscoa Solidária Indyu, os alunos do Colégio Indyu uniram esforços e conseguiram arrecadar uma tonelada de alimentos não perecíveis. O projeto teve como propósito estimular valores como a solidariedade, o trabalho em equipe e a integração dos estudantes do ensino fundamental e médio com a comunidade escolar. Os resultados dessa ação foram direcionados para auxiliar a unidade de acolhimento Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Lar das Velhinhas, situadas em Montes Claros. A gincana ocorreu no período de 21 de março a 30 de abril.
Segundo o professor Edward Martins, coordenador do projeto, a ação se apresenta como uma oportunidade ímpar para os estudantes desenvolverem habilidades, valores e a consciência de sua responsabilidade social, reafirmando a importância da solidariedade e da empatia em nossa sociedade. “Esta competição que estimula o trabalho coletivo, altruísmo, habilidades artísticas e raciocínio lógico em nossos alunos, vem abraçar a escola nesse momento muito importante”, conta o professor.
Participaram da gincana os alunos do ensino fundamental (6º ano ao 9º ano) e ensino médio (1º ano ao 3º ano) promovido pelo Departamento de Educação Física Indyu e contou com o apoio da coordenação pedagógica, corpo docente e direção do colégio. Mateus Duarte, de 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, conta que a proposta do colégio foi uma experiência boa que rendeu um belo aprendizado para a vida.
“Estamos vendo que o mundo está passando por muitos problemas e ajudar o próximo é algo ótimo que todos podemos fazer. Essa proposta da escola, através da nossa supervisora pedagógica Isabel Christina, em propor essa arrecadação de alimentos para fazer doação foi algo muito bom. Todos nós nos unimos e nos empenhamos para conseguir juntar o máximo de alimentos possível e ajudar a quem precisa”, conta.
“A proposta é uma brincadeira, um jogo que se propõe conciliar o cultural com o social, buscando explorar o potencial de cada participante. O convívio social é uma necessidade humana e, com o envolvimento de todos os alunos nas diversas atividades da gincana, estaremos mais uma vez engajados em uma grande causa: ajudar o próximo”, completa o professor Martins.
Salomão Arthur Veloso, de 17 anos e cursa 2° ano no Indyu conta que todos foram vencedores em ajudar o próximo. “Muitas pessoas não têm o básico para comer. Muitas regiões do Brasil e pessoas na nossa cidade passam por dificuldade e muitas não têm realmente um saco de arroz para se alimentar e é aí que temos que ajudar. Se não ajudamos o nosso próximo, não andamos para frente”, diz o aluno.
“Saber que estamos ajudando uma pessoa que realmente não tem nada, é algo sem explicação, porque além da interação que desenvolvemos com todos os nossos colegas compartilhando essa mesma experiência percebemos a gratidão das pessoas que estão recebendo essa ajuda e acaba que nos tornamos mais unidos em prol de algo que não tem preço”, completa Salomão.