Durante cinco dias, acadêmicos e professores do curso Serviço Social da Soebras participam de jornada de palestras e mini-cursos em comemoração ao mês do Assistente Social
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
No último dia 15 de maio foi comemorado o dia do Assistente Social, que neste ano completa 70 anos como profissão regulamentada.
Para comemorar a data o curso de Serviço Social da Soebras promove de 28 de maio a 01 de junho a III Semana do Serviço Social, que nesta edição aborda o tema A profissão do Serviço Social e sua inserção no mundo do trabalho.
O trabalho do assistente social é voltado para o bem-estar
e a integração do indivíduo na sociedade
Durante a jornada serão realizadas palestras, mini cursos e apresentação de trabalhos com participação de acadêmicos, professores do curso da Soebras e de outras instituições.
A acadêmica Rosilene Alves dos Santos diz que as experiências adquiridas durantes esses encontros ajudam a sedimentar o conhecimento adquirido em sala de aula.
- Ao participar desses fóruns temos a possibilidade de interagir com profissionais e acadêmicos de outras instituições, de outras cidades, e essa troca de conhecimentos e experiências ajuda na definição da concepção da profissão para a qual estamos nos habilitando. A teoria nos dá o conhecimento, mas nesses encontros temos a oportunidade de vivenciá-los de forma prática, e esse é o diferencial que vai somar no exercício da profissão – diz Rosilene, estudante do 6º período.
A acadêmica Rosilene Alves dos Santos diz que as experiências adquiridas durantes esses encontros ajudam a sedimentar o conhecimento adquirido em sala de aula
(fotos: Wilson Medeiros)
O Serviço Social é uma profissão que vem sendo construída ao longo da história, caminhando e se modificando junto com as transformações da sociedade. Atuando no campo das políticas sociais através de uma prática que visa ampliação de direitos e emancipação social, o assistente social desenvolve seu trabalho que promovem a integração do indivíduo à sociedade através de instituições públicas e privadas, fundações empresariais e ONGs - Organizações não Governamentais, que prestam serviços nas mais diversas áreas.
Acadêmico do 5º período do curso, Ângelo Frederico Porto Barbosa, 23 anos, diz que é importante que o assistente social tenha uma postura firme, esteja apto para argumentar e estar sempre na linha de frente em relação às questões sociais.
- São muitos os desafios impostos pela profissão e esse tipo de evento desenvolve a capacidade para enfrentá-los porque alia a teoria à prática, exigindo de nós um posicionamento crítico. O resultado é um profissional mais preparado para encarar o mercado de trabalho - diz Fredy.
Para exercer a profissão, além do curso de graduação, o assistente social precisa estar registrado no conselho Regional de Serviço Social – CRESS, orientando-se pela lei que regulamenta a profissão (Lei 8662/93) e pelo Código de Ética.
O CURSO
O curso Normal Superior é realizado em quatro anos, de forma articulada e integrada com outras profissões e movimentos sociais. Na Soebras, o curso forma a primeira turma em julho de 2008 e, segundo o coordenador professor André Ramos Carloni, durante todo o ano são desenvolvidos seminários, mesas-redondas e fóruns com temas pertinentes, com participação de autoridades da área social.
Fredy diz que esses encontros representam uma oportunidade para desenvolver o senso crítico e politização do estudante, uma vez que nos debates são abordados temas que propõem uma reflexão sobre o papel do assistente social na prática.
- Estágio, observação, atividades de campo, movimento estudantil, fóruns, seminários, mini cursos, palestras, além da parte pedagógica, tudo isso é importante na formação do assistente social, mas é imprescindível que, antes de qualquer outra coisa, o acadêmico tenha certeza da importância dos princípios éticos e do compromisso na prática profissional, pois o assistente social é um mediador entre poderes opostos, ou seja, de um lado o governo, as instituições públicas e privadas, enfim, o poder; de um outro, os menos favorecidos. É preciso ter consciência de seu compromisso em trabalhar para que o cidadão tenha seus direitos de liberdade, justiça social, direitos humanos e democracia resguardados, combatendo à discriminação de qualquer natureza e mantendo um posicionamento crítico em defesa da igualdade - conclui.
INSCRIÇÕES
A III Semana de Serviço Social a Soebras acontece de 28 de maio a 01 de junho no campus Funorte JK. Para inscrever trabalhos de comunicação oral, os interessados podem levar o comprovante de inscrição para a Semana e apresentar o Relato de Experiência e Prática ou o Ensaio Teórico para apreciação da Comissão Científica. As inscrições para participar das atividades da Semana (palestras e mini-cursos) custam R$10 para acadêmicos e R$ 20 para profissionais. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2101-9292.