Oficinas de arte e atividades físicas pautam o projeto que há 12 anos promove a auto-estima e valorização de alunos da terceira idade
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A partir do próximo dia 9 de abril a Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros retoma as atividades do programa A Universidade e a Idade da Prata.
A coordenadora geral, professora Fabíola Martins Monção, diz que o programa ajuda a elevar a auto-estima dos participantes (foto: Ascom/ Unimontes)
Realizado há 12 anos, com participação de mais 300 alunos ao longo desse período, o programa desenvolve uma série de atividades artísticas, através de oficinas de artes plásticas, música, flauta e danças populares, além de aulas de espanhol; atividades físicas (caminhada, ginástica, ioga e hidroginástica) e oficina da memória.
Os participantes do programa integram, ainda, o grupo de serestas Vozes de Prata e o grupo de teatro Língua de Trapo.
Para esse ano, de acordo com a assessoria de comunicação da Unimontes, estão abertas as inscrições até o dia 29 de abril e a expectativa é de atender cerca 80 alunos. Para se inscrever no Programa, os candidatos devem ter mais 55 anos de idade.
As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, de 14h às 17h, no prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Coordenadoria de Extensão Comunitária, com o apoio do Departamento de Artes e outros setores da universidade.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz, nesse ano as ações serão reforçadas tendo como foco a inclusão social.
A coordenadora geral do programa, professora Fabíola Martins Monção diz que ao participar das atividades as pessoas da terceira idade conseguiram elevar sua auto-estima.
- Além das atividades serem saudáveis, também são voltadas para o desenvolvimento intelectual e cultural - avalia a coordenadora.
Fabíola explica que neste ano o trabalho será reestruturado em busca do aprimoramento das ações realizadas.
- As atividades serão desenvolvidas a partir das demandas apresentadas pelos próprios alunos. Além disso, a proposta é que, além do departamento de Artes, outros departamentos e cursos sejam envolvidos no programa, como, por exemplo, o departamento de Educação Física e do Desporto, para realização de aulas de ginástica, hidroginástica e caminhadas – conclui.
CALOUROS
Embora o público atendido seja formado por pessoas da terceira idade, o programa desperta atenção entre os jovens. O acadêmico do 1º período do curso de Artes (Música), Marcionílio Rocha Filho, de 24 anos, vai participar das atividades neste semestre, como instrumentista de violão e acordeon.
- Você não deve ficar restrito apenas à sala de aula. O projeto é muito bonito, não apenas por seu caráter social, mas, também, pelo resgate da história e cultura locai - ressalta.
Geraldo Souza Santos, de 61 anos, um dos calouros da turma deste ano, diz que tem preferência pelos exercícios físicos e espera se inscrever nas aulas de caminhada.
INSCRIÇÕES
Os candidatos podem se inscrever até o dia 29 de abril na Coordenadoria de Extensão Comunitária, no prédio da Reitoria, ou o Departamento de Artes (no prédio 2), no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. As inscrições são gratuitas.