OIAB incentiva estudantes de países da América do Sul, América Central , Espanha e Portugal a mergulharem no estudo da Biologia (PIXELS)
O estudante montes-clarense Marcos Paulo Gonçalves, 16 anos, representará o Brasil na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em Cuba, que ocorrerá em setembro. Ele é o único estudante do segundo ano do Ensino Médio e único do Norte de Minas a ser selecionado para a etapa internacional.
Para conquistar a vaga na OIAB, Marcos precisou garantir a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). A OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.
Competindo com mais de 152.650 estudantes de 2.623 escolas inscritos na OBB, Marcos ficou dentre os 16 estudantes classificados para a seletiva internacional, que ocorreu no mês de maio, no Instituto Butantan. Desses, apenas quatro estudantes foram selecionados para a OIAB, dentre eles, Marcos Paulo,
“Sou muito grato, primeiramente a Deus e a minha família por terem sempre me apoiado nesta longa caminhada. Além disso, a todos os professores que me ajudaram a chegar lá, desde o início da minha formação acadêmica, em especial, as professoras Lilian Amaro, Valéria Mafra e Vitória Louise, que me estimularam na biologia e me ensinaram a nunca desistir dos meus sonhos. No Butantan foi uma honra ter conhecido a equipe de pesquisadores/doutores responsáveis pela capacitação para a internacional. Fui muito bem acolhido e tive aulas maravilhosas, práticas e teóricas. Agora, estou me preparando para a OIAB e espero conquistar uma medalha de ouro para o Brasil”, comemora Marcos Paulo.
“Conquistar a medalha de ouro na OBB e participar da seletiva no Butantan, ao lado de renomados cientistas brasileiros, já foi por si só um privilégio para Marcos e uma experiência inesquecível para um estudante tão jovem como ele. Ficamos em êxtase ao saber que ele irá agora representar a equipe brasileira na etapa internacional. Essa é uma vitória também nossa, educadores que fizeram e fazem parte da trajetória de Marcos”, ressalta Valéria Mafra, professora e coordenadora do Projeto Olímpico Sapiens.
OLIMPÍADA
A Olimpíada Competição Ibero-Americana de Biologia (OIAB) é uma competição entre estudantes pré-universitários de países Ibero-americanos, ou seja, de países da América do Sul, América Central, Portugal e Espanha. As línguas utilizadas nele são o espanhol e português. É organizado por professores voluntários de Universidades e Centros de Ensino Médio. Seu objetivo é estimular o interesse dos alunos pelo estudo de Biologia, recompensar publicamente os esforços do jovens talentos, para promover relações amistosas entre professores e entre alunos de diferentes países, a favor a troca de experiências e despertar ou consolidar o desejo de pesquisador de jovens nas ciências biológicas. A primeira edição foi realizada no México, em 2007