Logotipo O Norte
Domingo,27 de Julho
Inclusão infantil

Hospital Veterinário da Funorte lança equoterapia para crianças na Expomontes

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 04/07/2025 às 19:00.

O estande do Hospital Veterinário Renato de Andrade da Funorte é um dos destaques da 51ª Expomontes, com ações voltadas para a saúde animal, capacitação técnica e uma novidade voltada à inclusão social: o lançamento do projeto de extensão EQUILIBRI — Equoterapia, direcionado a crianças com deficiência.

A inauguração do projeto aconteceu na última quinta-feira (3), dia em que Montes Claros comemorou 168 anos, e marcou um momento histórico para a saúde única — conceito que integra saúde humana, animal e ambiental. A cerimônia no estande contou com a presença dos gestores do grupo Funorte, Ruy Muniz e Raquel Muniz; da fisioterapeuta responsável pela condução do projeto, Daylane; dos coordenadores do curso de Medicina Veterinária, Daniel Ananias e Raul Dornas; do diretor administrativo do hospital, Ivonei Trezena; e da coordenadora clínica, Clara Mota.

Segundo o coordenador do Hospital Veterinário, Daniel Ananias, a parceria do hospital com a Sociedade Rural é muito importante. “Estamos aqui para atender e oferecer condições de melhor saúde e tranquilidade para os expositores e para os animais. A Expomontes sempre conta com provas equestres, e sabemos que o animal de competição se desgasta muito nas provas. Por isso estamos presentes todos os anos, para dar suporte necessário e toda a atenção de que eles precisam”, explicou.

Daniel Ananais também explicou que o projeto EQUILIBRI chega para somar e beneficiar diretamente crianças que necessitam de desenvolvimento biopsicossocial e motor. “Neste ano, uma grande novidade é o projeto de extensão EQUILIBRI — Equoterapia, voltado para crianças com necessidades especiais. É um projeto muito importante para a sociedade, ao proporcionar às crianças melhorias biopsicossociais, motoras e de integração social. Temos certeza de que será muito bem recebido e trará muitos benefícios para nossa comunidade”.

Ainda segundo Daniel, para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, a feira é também um grande laboratório prático. “No estande, os nossos acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprenderam em sala de aula. Estamos oferecendo minicursos e diversas palestras, que integram teoria e prática em temas relacionados à produção animal, clínica e cirurgia. Todos os visitantes estão convidados a nos visitar, tirar dúvidas, buscar informações técnicas e aprimorar sua formação”, convidou.

O acadêmico do 5° período de Medicina Veterinária Funorte, Luiz Fernando Campos, conta que está muito feliz com a participação no estande. “Toda a prática durante esses dias de feira agrega tanto para a gente quanto para a comunidade. Tenho um primo autista que veio com a mãe que é psicóloga e notamos a interação dele com o animal. Todos ficaram felizes e notamos como o projeto vai ser muito benéfico para toda a sociedade”.

Além do lançamento do projeto, o estande do Hospital Veterinário na feira oferece ao público diversos serviços e atividades. Entre eles, atendimento à saúde animal para os animais participantes da exposição e das provas, minicursos com certificação, ciclo de palestras com especialistas renomados e demonstrações de equoterapia durante todos os dias da Expomontes.
 
FAZENDA-ESCOLA
Outra novidade anunciada durante o evento foi a Fazenda Escola Funorte, que amplia os espaços para atividades práticas do curso de Medicina Veterinária e outras áreas correlatas. A fazenda será um importante instrumento para consolidar o aprendizado dos estudantes e para o desenvolvimento de novas pesquisas e projetos de extensão.

“Estamos celebrando o aniversário da nossa cidade da melhor forma: fazendo o que fazemos de melhor, a qual é educação de qualidade”, explica Ivonei Trezena, diretor administrativo do hospital veterinário. 

“Estamos levando saúde animal a todo esse público em todos os dias da feira. Aqui temos grandes empresários, fazendeiros, criadores de gado, onde estamos preparados para atender todo esse público. O professor Ruy Muniz nos trouxe hoje um presente muito importante para o nosso curso, onde vamos ter uma fazenda-escola para que nossos alunos possam ter mais espaço para realizar práticas dos nossos cursos”, completa o Ivonei. 

Cilene Barreto, diretora de Difusão de Tecnologia da Sociedade Rural, conta que a parceria com o hospital é de extrema importância para ambos. “Os animais são o que de melhor temos aqui e a exposição só acontece em função deles. Precisamos ter uma segurança na saúde e bem-estar animal. Então, essa parceria com o hospital veterinário da Funorte trouxe isso: a sociedade rural tem a segurança do cuidado com os animais e os alunos aprendem muito com a vivência prática”. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por