Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Depois de participar das eleições que reelegeram o presidente Luis Inácio Lula da Silva para governar o Brasil por mais quatro anos, a comunidade acadêmica da Unimontes – universidade estadual de Montes Claros volta às urnas nesta terça-feira, desta vez para composição das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor, que administrarão a instituição no período de 2006 a 2010.
A votação acontece de 8h às 22h, no campus universitário Darcy Ribeiro, em Montes Claros, e nas demais unidades da Unimontes, onde foram instaladas urnas receptoras.
Pelas regras estabelecidas, as candidaturas para reitor e vice-reitor foram registradas separadamente, sendo candidatos a reitor o professor Paulo César Gonçalves de Almeida, que é candidato à recondução; as professoras Tânia Marta Maia Fialho (atual vice-reitora) e Elza Neves Guimarães, do departamento de geociências/Centro de Ciências Humanas.
Concorrem ao cargo de vice-reitor os professores João Barbosa de Souza, do departamento de Ciências Exatas, vinculado ao centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET); Mariléia de Souza, chefe do departamento de Comunicação e Letras/CCH; Francisco Marcos Barros, atual diretor do centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e João dos Reis Canela, atual diretor do centro do Ensino Médio e Fundamental (CEMF).
Conforme dados da comissão presidida pelo professor Paulo César Mendes Barbosa, que regulamentou o processo eleitoral através de resolução aprovada pelo Conselho Universitário, 13.194 pessoas estão aptas a votar, sendo 11.300 acadêmicos regularmente matriculados (incluindo alunos dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu), 1.231 professores e 663 servidores técnico-administrativos. A votação obedecerá ao sistema paritário sendo que os votos dos professores têm peso de 70%, servidores técnico-administrativos, 15% e acadêmicos, 15%.
LOCAIS DE VOTAÇÃO
Segundo a assessoria de comunicação da Unimontes, em Montes Claros, foram instaladas urnas nos seis prédios do campus universitário professor Darcy Ribeiro (incluindo a biblioteca central professor Antônio Jorge e a Reitoria), no hospital universitário Clemente de Faria (HUCF), na policlínica Dr. Hermes de Paula e no Centro do ensino médio e fundamental (Escola Técnica de Saúde). As urnas receptoras também estão instaladas nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além do núcleo de Joaíma e do escritório de representação em Belo Horizonte.
RESULTADO
Segundo a comissão, concluído e homologado o resultado das eleições pelo Conselho Universitário, as listas tríplices serão encaminhadas ao governador do Estado, a quem caberá as nomeações.