Os ministérios da Educação (MEC), da Cultura (MinC), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Esporte (ME) passam a promover um trabalho conjunto de inclusão social e reforço da cidadania. Por meio de Portaria Interministerial foi instituído o Programa Mais Educação, de formação em tempo integral de alunos da rede pública de ensino básico do país. Um dos objetivos do programa é o fortalecimento da formação cultural de crianças, adolescentes e jovens, promovendo o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção artística, com ações sócio-educativas e de apoio a estudantes das escolas públicas, no contraturno do horário escolar.
A aproximação das escolas com as famílias é uma outra meta do novo conjunto de ações para o ensino público. Para isso, serão estimuladas atividades educativas e culturais com a participação da comunidade, como reforço à integração dos alunos com o meio onde vivem.
O Programa Mais Educação também visa reduzir a evasão escolar, combater o trabalho infantil e a exploração sexual de menores e fomentar a inclusão de atividades esportivas e de lazer que estimulem o desenvolvimento humano, a solidariedade e a cidadania, entre outras finalidades.
A educação integral nas escolas da rede pública deverá ser implementada por meio da articulação institucional entre ministérios, secretarias federais e demais instituições públicas do Distrito Federal, estados e municípios ligadas às áreas da Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Ação Social. Instituições privadas também poderão participar, promovendo atividades educativas, culturais e desportivas que estejam integradas nos projetos político-pedagógicos das escolas e que sejam oferecidas gratuitamente.