Professores cubanos estão em Montes Claros para preparar jovens atletas
Núbia Primo
Repórter
A Funorte - Faculdades Unidas do Norte de Minas, da rede Soebras, fechou parceria com a universidade Cubana Cienfuegos de Matanzas. A instituição trouxe para Montes Claros os professores cubanos especialistas em atletismo, Leonardo Afonso Manzano e Jorge Luís Silveira, com o objetivo de preparar jovens para a iniciação esportiva em atletismo. Os professores ficarão no Brasil até junho deste ano, oferecendo, além da formação e treinamento da equipe da Funorte, conhecimentos dirigidos aos professores e acadêmicos da instituição para prosseguirem com o projeto.
Raquel Muniz, diretora geral da Funorte, afirma que Cuba, um país com 11 milhões de habitantes, é recordista olímpico por que o poder público investe maçicamente em educação e esporte.
- Tenho certeza que nossos jovens têm a mesma capacidade que os cubanos, a diferença é o incentivo – afirma Raquel
Leonardo e Jorge explicam como foi a seleção dos quarenta participantes,
- Realizamos testes em escolas públicas e os alunos que demonstraram maior aptidão para o atletismo foram selecionados. Os que não foram selecionados receberam treinamento na própria escola através dos alunos da faculdade, para que em um próximo momento integrem à equipe Funorte.
Um dos jovens que mais se destaca é Dionatan Cordeiro Lima, de 15 anos, que participa do projeto desde o início. O professor Leonardo afirma que Dionatan é muito determinado e já ganhou várias medalhas.
Jéssica Caroline Alves Pereira, 13 anos, e que está no projeto há 5 meses, afirma que vem todos os dias para o treinamento.
- Fiz amigos, melhorei as notas na escola e até estabilizei meu peso, com a diminuição de três quilos – comemora.
Larissa Cardoso Lopes, acadêmica do 6º período de Educação Física da Funorte, é monitora do projeto e ressalta a participação no treinamento.
- Tive a disciplina de atletismo no 3º período e desse momento em diante me identifiquei. Quando a instituição trouxe os treinadores cubanos, não tive dúvidas. Imediatamente me inscrevi e aqui estou - diz
A aluna afirma que o projeto é muito importante, pois socializa e integra os jovens.
– O projeto traz a possibilidade de um mundo novo onde os sonhos começam a brotar – ressalta.
Larissa chama a atenção para pessoas e empresários que desejem patrocinar o projeto, pois, segundo ela, essas crianças e jovens são desprovidos de recursos e muitas vezes vêm treinar sem alimentação e com tênis e roupas inadequados para a atividade.
AGRADECIMENTO
Leonardo Afonso Manzano e Jorge Luís Silveira afirmam que estão felizes com o andamento do projeto, que está colhendo frutos positivos.
- Agradeço a todos os colaboradores do projeto e aos alunos e pais que confiam em nosso trabalho, especialmente ao casal Ruy e Raquel Muniz, que nos deram essa oportunidade em ajudar e incentivar tantas pessoas - declara.
APELO
Os cubanos fazem um apelo à Federação Mineira de Atletismo para incluir a equipe da Funorte, como também convocar os jovens atletas de Montes Claros e região para as competições nos grandes centros. Segundo eles já foram enviados vários ofícios à Federação, mas até o momento não houve nenhum retorno.