Núbia Primo
Reporter
onorte@onorte.net
O núcleo de Ciências Agrarias da Univeridade Estadual de Minas Gerais- UFMG, está inserido no Campus regional em Montes Claros, desde 1964 como unidade especial da UFMG, sendo oferecido o curso de agronomia, atendendo a vocação da região.
Institítuida na década de 80, a semana do produtor rural do núcleo de ciências agrarias da UFMG, atinge,em 2006, sua 17ª versão. O objetivo do evento é promover aos parceiros, arrendatários e suas famílias, especialmente às populações dos Vales do Jequitinhonha e São Francisco conhecimento técnico e cientifico gerado pela competência universitária, num intercambio salutar, de mão dupla, gerador de oportunidades e de aprimoramentos.
Dentre a programação do evento, aconteceram 29 cursos na area da inovação tecnológica agrícola, painel de atividades envolvendo linhas de créditos e financiamentos com participação do banco do nordeste, sociedade rural, cooperativas de crédito e empresas do ramo agricola, houve também, feira de animais, dia de campo e programação musical todas as noites. Segundo Neyone Lopes – Centro de extensão do núcleo de ciências agrarias da UFMG o evento mais uma vez cumpriu seu papel de repassar ao produtor rural os conhecimentos e experimentos desenvolvidos na universidade de forma prática.
PARTICIPAÇÃO DA FUNORTE
A Funorte Faculdades Unidadas do Norte de Minas, particpou da 17º semana do produtor rural que encerrou na noite de ontem. No seu stand, a empresa propiciou aos participantes muita informação, através dos seus cursos na área da saúde: o curso de odontologia promoveu prevenção da saúde oral, o curso de medicina proferiu informações preventivas a doenças, o curso de Fisoterapia prestou avaliações de postura e testes de flexibilidade, o curso de de Educação Física promoveu avaliações física, o curso de farmacia levou informações sobre os riscos do uso indescriminado de medicatos e também informações sobre a atenção farmacêutica e o curso de Engenharia de alimentos prestou explicações sobre mercado de trabalho e orientação alimentar.
Para Raquel Muniz, diretora geral da Funorte, a integração entre a Funorte/Soebras e a UFMG, abre oportunidade de crescimento para acadêmicos e professores de toda região.
- Essa semana levamos através dos nossos cursos, informações e serviços preventivos à saúde, da população rural, acredito estarmos cumprimindo nosso papel, que é de instrumentalizar nossos conhecimentos em benefício da nossa gente - afirma Raquel Muniz.