Jeúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Núcleo de Ciências Agrárias da Universidade federal de Minas Gerais promove - de 16 a 18 de novembro - o 1º Fórum nacional de pesquisadores e extrativistas do cerrado: pequizeiro - marcando a abertura da 16ª Festa nacional do pequi, que terá como tema A Reinvenção do cerrado.
O objetivo do fórum é fornecer informações, apresentar resultados, experiências e encaminhamentos para se estabelecer um extrativismo sustentável a partir do uso do pequizeiro. O público alvo é formado por extrativistas, professores, pesquisadores, representantes de órgãos públicos, associações e organizações não-governamentais.
PROGRAMAÇÃO
Na abertura, no dia 16, às 8h30, acontece mesa-redonda sobre os Aspectos da vida dos extrativistas, com a participação de Cristovino Ferreira Neto, extrativista de Americana; Adilson Gomes de Oliveira, presidente da Cooperativa dos produtores de Japonvar; Antônio Carlos Soares Pereira, do Sebrae Minas, e Aparecido Alves de Souza, da Cooperativa Grande Sertão.
Dando seqüência, às 10h30, Sueli Matiko Sano, da Embrapa, fala sobre Diversidade do pequizeiro, e em seguida, José Felipe Ribeiro, também da Embrapa, ministra palestra sobre Sistemas de consórcios envolvendo o pequizeiro. Às 14h30, Elainy Botelho Pereira, da Agência Rural, e Ailton Vitor Pereira, da Embrapa, falam sobre Propagação e formação de pomares de pequizeiro.
Os aspectos ecológicos do pequizeiro serão abordados às 15h30, em debate conduzido pelo professor Ronaldo Veloso Naves, da Universidade federal de Goiânia. Às 16h40, o tema em discussão é Fitossanidade do pequizeiro, por Nilton Tadeu Vilela e Ailton Vitor Pereira (Embrapa) e Germano Leão Demolin (UFMG).
Fechando a programação do primeiro dia, às 17h30, falarão sobre Melhoramento genético do pequizeiro os professores Lázaro José Chaves, da UFG, e José Sebastião Cunha Fernandes, da UFVJM.
VALOR NUTRICIONAL
As atividades do dia 17 começam às 8 horas, com palestra de Tânia da Silveira Agostini Costa, da Embrapa, sobre Valor nutricional do pequizeiro e o Projeto plantas do futuro no Centro-Oeste. Às 8h30, Maria Neudes Sousa de Oliveira, da UFVJM, faz palestra sobre Ponto de colheita do pequizeiro associado à qualidade química do fruto.
As Técnicas de processamento do pequizeiro estarão em debate às 9 horas, com Maria Olívia Mercadante, da Unimontes; Luiz Carlos Ferreira, da UFMG, e João Carlos, do Centro de agricultura alternativa do Norte de Minas.
Às 14 horas, uma mesa-redonda formada por Paulo Sérgio Nascimento Lopes, da UFMG; Carlos Dayrell, do CAA/NM, e Anildes Lopes Evangelista, gerente da secretaria municipal de Meio Ambiente faz a avaliação dos debates e palestras. Logo em seguida, às 16h30 começa a construção dos encaminhamentos, com a participação de todos os presentes.
Todas as atividades terão como sede o Núcleo de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros.
VIAGEM PELO NORTE DE MINAS
No dia 18, encerrando o 1º Fórum nacional de pesquisadores e extrativistas do cerrado: pequizeiro - os participantes seguem em viagem para a Cooperativa dos produtores de Japonvar, onde visitarão a unidade de processamento de frutas. Em seguida, retornam a Montes Claros para visitas à área de produção agro-ecológica do CAA/NM e à unidade de processamento de frutas da Cooperativa Grande Sertão.
As inscrições poderão ser feitas até a data do evento no Centro de extensão do Núcleo de Ciências Agrárias, ao valor individual de R$ 30. Estudantes pagam R$ 15.
O Fórum do Cerrado tem o apoio da Unimontes, Banco do Nordeste, Sebrae, CAA/NM, Associação protetora do pequi, Cooperativa Grande Sertão, Cooperjap e Faculdade de Saúde Ibituruna.