Logotipo O Norte
Segunda-Feira,21 de Julho

Formatura com dose tripla de emoção

Jornal O Norte
Publicado em 18/01/2007 às 15:51.Atualizado em 15/11/2021 às 07:55.

Nesta quinta-feira, 153 acadêmicos dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo, Educação Física e Normal Superior participam de cerimônia de colação grau, ampliando o número de profissionais formados pela instituição nesses dez anos de história do ensino superior no Norte de Minas.  A solenidade será conduzida pelo presidente de honra da rede Soebras, deputado estadual e professor Ruy Adriano Borges Muniz.





Jerúsia Arruda


Repórter



Criada em 1967 por padres da ordem premonstratense e educadores de atuação na formação escolar fundamental e média das camadas menos favorecidas e marginalizadas socialmente, a Soemoc – Sociedade Educativa de Montes Claros, durante muitos anos, desenvolveu atividades voltadas para as questões sociais, no sentido de suprir o quadro de carência de mão-de-obra em diversos setores produtivos da região e intensificou seu processo de expansão, através de parcerias com outros municípios do país ampliação do seu raio de ação e influência. Por causa dessa expansão entendeu ser necessária a mudança do nome e, em 01/01/2002, tornou-se Soebras – Sociedade Educativa do Brasil e, em 11/03/2005, Associação Educativa do Brasil. Desde então, a Rede Soebras vem se tornando o maior pólo educacional do Norte de Minas e um dos de maior representatividade do Brasil.







null


(Turma de jornalismo )












Nesta quinta-feira, 153 acadêmicos dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo, Educação Física e Normal Superior participam de cerimônia de colação grau, ampliando o número de profissionais formados pela instituição nesses dez anos de história do ensino superior no Norte de Minas.  A solenidade será conduzida pelo presidente de honra da rede Soebras, deputado estadual e professor Ruy Adriano Borges Muniz.



 COMUNICAÇÃO SOCIAL





Criado em 1997, primeiro de graduação mantido pela rede Soebras reconhecido pelo ministério da Educação pela portaria n° 2.194 de 08/08/2003, o curso de Comunicação Social do CRECIH - Centro Regional de Estudos em Ciências Humanas, já formou seis turmas ao longo desses dez anos.





Segundo seu coordenador, o jornalista e professor Elpídio Rocha, o curso vem passando por um constante processo de evolução.





- A comunicação é muito dinâmica e exige uma resposta imediata e, para acompanhá-la, é preciso que a academia mantenha um processo de aprimoramento que inclua as novas áreas e tendências, já que o fazer jornalístico hoje é mais pragmático e conceitual do que antes, que era mais prático. Se analisarmos da primeira à sexta turma, podemos perceber que a grade curricular do curso tem sido constantemente adaptada e, a partir deste ano, vamos entrar com novas especializações como jornalismo cultural, ambiental, temas ligados ao terceiro setor, de forma que os acadêmicos tenham mais desenvoltura e dinamismo em suas produções. Há muito tempo que o jornalismo saiu daquele escaninho político/policial e tende para uma discussão sobre cultura e educação, por exemplo, de forma mais universal, e para fazer essa discussão com propriedade é preciso reciclagem e qualificação. É esse profissional que queremos formar e estamos caminhando para isso – explica o coordenador.





Entre os 22 formandos desta sétima turma, alguns já estão atuando no mercado de trabalho. O jornalista João Edvar, que atua como repórter da Intertv Grande Minas, afiliada da rede Globo em Montes Claros, diz ser esta uma importante conquista profissional.





- Além de atualização e aprimoramento, a academia representa uma checagem na prática, um reforço na ética e um despertar para uma melhoria das condições de trabalho. O mercado é cada vez mais competitivo e, mesmo exigindo um profissional competente, o diploma é um diferencial e pode abrir portas. O trabalho do jornalista tem um grande alcance social e é importante na defesa da comunidade, e o fato de trabalhar em uma emissora do porte da Rede Globo é uma realização profissional, mas, no aspecto regional, ainda existem muitas restrições, por falta de espaço de trabalho e valorização profissional – explica João Edvar, que trabalha como jornalista há 18 anos e antes de ir para a televisão, também atuou no impresso, em veículos como O Diário de Montes Claros e Hoje em Dia, de Belo Horizonte.





O jornalista Heberth Halley também é um dos formandos de hoje, no curso de Educação Física.





- Meu sonho era ser narrador esportivo e sou muito fã de Galvão Bueno. Por causa desse sonho me ingressei no curso de Jornalismo ainda na segunda turma, e me formei em 2002. Tentei trabalhar no rádio, mas não consegui conciliar os horários, então fui trabalhar no impresso. Estou no jornal O Norte de Minas desde que foi criado, em 2002, quando ainda era o Opinião. Apesar do jornalismo ser uma área bem ampla, o mercado em Montes Claros é pequeno e, como sempre fui atleta e gosto de esportes, decidi fazer, também, o curso de Educação Física. Minha intenção é aliar as duas profissões. Sou professor de Futsal do Sesc/Montes Claros e trabalho como repórter esportivo no O Norte, mas ainda alimento o sonho de um dia, quem sabe, ser narrador esportivo no rádio – diz o jornalista Heberth Halley, e completa que esta formatura é duplamente especial, pois sua irmã Heldnaide Vieira Antunes também recebe o título de jornalista na cerimônia de hoje.





- Ainda não estou trabalhando na área, mas tenho uma preferência por televisão. Sei que o começo é difícil, mas acredito que vai dar certo. Quero fazer um mestrado, me especializar, dar aulas e, quem sabe, em breve ingressar em uma assessoria de comunicação ou mesmo na televisão – diz Heldnaide.





Jesuína Vieira Antunes, Dona Zu, mãe e Heberth e Heldnaide diz estar muito feliz com a conquista dos filhos.





- Tudo que desejo é ver meus filhos formados, pois a vida é muito difícil para quem não estuda, e ter dois deles se formando no mesmo dia é uma emoção muito grande – comemora Dona Zu, 69 anos, mãe de cinco filhos.





Amanda Cristina Alves, 21 anos, diz que essa formatura é para ela uma realização.





- Nunca trabalhei como jornalista e estou, ao mesmo tempo, ansiosa e na expectativa. Quero começar um mestrado ainda nesse ano e pretendo me especializar em televisão – diz.



NORMAL SUPERIOR E EDUCAÇÃO FÍSICA





Avaliado com conceito máximo pelo ministério da Educação, o curso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura Plena do ICS - Instituto de Ciências da Saúde da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas, instituição mantida pela rede Soebras, foi autorizado pelo ministério da Educação, através da portaria n° 2179, e hoje forma 83 acadêmicos. Também avaliado com conceito máximo do Mec no ano passado, o curso Normal Superior Anos Iniciais e Educação Infantil do Isemoc – Instituto Superior de Educação de Montes Claros, também mantido pela rede Soebras, forma hoje sua primeira turma, com 48 acadêmicos.



COLAÇÃO DE GRAU





Participam da cerimônia de colação de grau o diretor da Soebras, Leonardo Andrade, a diretora geral do ICS/Funorte, professora Tânia Raquel de Queiroz Muniz, a diretora administrativas, do Isemoc, professora Ana Cristina Couto Amorim; e os diretores da Funorte, professores Marta Pompeu Padoani, Jeibson Moura e Maria das Graças Mota Mourão, além dos coordenadores dos cursos e professores da rede, convidados e familiares dos formandos e membros da comunidade.





Falam em nome dos formandos os oradores, Heberth Halley Vieira Antunes, do curso Educação Física matutino; Luiz José Vieira de Aquino, Educação Física noturno; Adriana Menezes, Comunicação Social/Jornalismo e Érika Romano de Oliveira, Normal Superior.





A cerimônia acontece hoje, às 19h30, no Automóvel Clube de Montes Claros.


Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por