Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Nesta sexta-feira, 01, às 19horas, o monge zen-budista Gustavo Mokusen profere palestra sobre o pensamento oriental, durante encontro realizado pelo curso Ciências da Religião da Unimontes – universidade estadual de Montes Claros.
A religiosidade é um fenômeno onipresente na história da humanidade e teve participação direta em sua evolução sócio-cultural e na formação da essência do viver humano.
A enorme variedade das religiões, seitas e movimentos religiosos há muito tempo vem sendo uma fonte de desentendimentos e guerras, além de ser um entrave ao desenvolvimento e cooperação entre diversos países.
Apesar de todas as divergências filosóficas, o pensamento oriental budista tem encontrado solo fértil no ocidente, desde o século XIX, quando chegou à Europa trazida pelo filósofo alemão Schopenhauer.
No Brasil, o Budismo chegou na década de trinta, trazido pelos primeiros imigrantes chineses, japoneses e coreanos, encontrando um terreno limpo, sem influências, diferente dos outros países que já conheciam sua doutrina há séculos e por isso tiveram que se adaptar às suas culturas e necessidades.
Segundo os organizadores, durante a palestra o monge Gustavo Mokusen promove uma discussão sobre a filosofia zen budista e sua proposta da prática da não-dualidade, desenvolvida sob a ótica de conceitos como o vazio, o não-eu, a unidade fundamental, a não-mente, a natureza original e a prática pura, dentre outros.
Na palestra, o monge zen budista que foi ordenado no Templo de Tenryu-ji, Eihei-ji, distrito de Fukui, no Japão, também aborda os paralelos e contrapontos com alguns pensadores ocidentais que se inspiraram no budismo para criar suas obras, como Wittgenstein, Nietzsche e o próprio Schopenhauer.
A palestra tem como referenciais o pensamento dos mestres, o chinês Hui Neng e o japonês Dogen Zenji, que viveram respectivamente nos séculos VII e XII d.C e que são considerados pilares na fundação e codificação da filosofia zen budista.
O monge Gustavo Mokusen fala à comunidade universitária nesta sexta-feira, 01, às 19h, no campus professor Darcy Ribeiro.