Com objetivo de gradativamente levar o ensino da Filosofia a crianças e adolescentes das escolas da rede municipal de ensino, o Programa de Filosofia é implantado na escola municipal doutor Alfredo Coutinho, na Vila Camilo Prates, onde cerca de 40 alunos, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, desfrutam da oportunidade de aprender a pensar por si mesmos.
PROGRAMA DE FILOSOFIA
Com o lema Uma educação para o pensar, o programa é ministrado de forma interdisciplinar. Segundo a equipe de coordenação, a escolha da metodologia procura suprir a demanda existente na comunidade, levando em conta problemas localizados, como violência e o uso de drogas, por exemplo, que acabam refletindo no comportamento dos estudantes.
A partir daí, são colhidos subsídios necessários para o melhor desenvolvimento do trabalho, materiais disponíveis são adequado, e elaborado o planejamento junto com os professores encarregados de encaixar a filosofia nas matérias que ministram.
PREPARAÇÃO
Na segunda quinzena de novembro do ano passado, cerca de 40 professores do de 1ª a 4ª série do ensino fundamental foram preparados no mini curso Filosofia para crianças – Uma educação para o pensar. A intenção foi municiá-los das informações básicas para conduzir a filosofia em sala de aula
INOVANDO CONCEITOS
Um marco da filosofia é desfazer o mito das certezas, não oferecendo respostas prontas, sintetizando a coordenação e instigando questionamentos.
Para atingir um melhor resultado, as aulas são ministradas fugindo ao ambiente tradicional, mudando carteiras de lugar, colocadas em círculo a fim de transformar a sala num lugar seguro, ideal para a troca de idéias e o convívio harmonioso de pessoas que, embora diferentes, respeitam-se mutuamente.
A próxima escola a receber o programa será a Celestino Pereira Salgado, no bairro Jardim Primavera.