Da Ascom/Unimontes
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das instituições contempladas no edital 19/08, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que objetiva o “Apoio a projetos de pesquisa em educação”, lançado em parceria com a secretaria de Educação do Estado de (SEE-MG). Foram aprovados 14 projetos, que receberão, juntos, R$ 624 mil. Entre eles, está uma proposta de pesquisa da Unimontes, que vai avaliar a qualidade do ensino fundamental no Estado.
ANDAMENTO
O trabalho será desenvolvido pela professora Maria Elizete Gonçalves, do departamento de Ciências Econômicas, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Denominado “Qualidade do ensino fundamental nas escolas do Sudeste Brasileiro, com ênfase no Estado de Minas Gerais: delineamento de perfis e identificação de fatores familiares e escolares associados ao desempenho educacional”, o estudo receberá financiamento no valor de R$ 13.606,70, com previsão de ser concluído em um ano.
PESQUISA
Pela primeira vez, a Fapemig promoveu o lançamento de edital que visa financiar projetos de pesquisa em educação que tenham como meta a análise das políticas públicas de Minas Gerais. O edital contemplou cinco linhas temáticas: ensino fundamental; ensino médio; educação profissional; educação especial e educação de jovens e adultos. O diretor científico da Fapemig, Mário Neto Borges, ressalta que “com essa iniciativa, a Fundação apóia a Secretaria Estadual de Educação, que convida os cientistas mineiros a pesquisar, com base no rico acervo da secretaria, novas e eficazes formas de contribuir para o avanço da educação fundamental e média em Minas Gerais”.
PERFIL
De acordo com a professora Maria Elizete Gonçalves, o objetivo é realizar uma análise do perfil da educação básica em Minas Gerais, a partir do censo escolar, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC. Ela observa que serão verificados os fatores que interferem no rendimento escolar e todos os aspectos relacionados com a qualidade da educação no Estado. “Acreditamos que o estudo vai contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Minas Gerais, pois este é nosso objetivo dentro do que foi estabelecido no edital da Fapemig”, destaca a pesquisadora.