(Divulgação/Ascom Funorte)
As Faculdades Funorte e a Fasi participaram da Mostra de Profissões no Colégio Hg6, na última terça-feira (2). Estudantes do ensino médio conheceram um pouco das engenharias e dos cursos relacionados à saúde disponíveis nas duas instituições de ensino. Além disso, puderam fazer experimentos práticos em cada área.
Diretora da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna (Fasi), Sabrina Gonçalves conta que foram feitas aulas práticas com os alunos em forma de oficinas de primeiros-socorros, administração de medicação e análise de célula epitelial da bochecha.
“É uma oportunidade de os alunos conhecerem um pouco mais das profissões, do material e da oferta de ensino das instituições”, afirma Sabrina. “Os alunos receberam bem. Percebemos que nas oficinas práticas eles têm maior envolvimento, perguntam mais sobre o mercado de trabalho, questão salarial, carga horária, campos de atuação e afins”, conta.
A coordenadora do curso de Engenharia Biomédica e dos Estágios das Engenharias Integradas, Laura Adriana Fonseca, ressalta que é “muito importante apresentarmos a esses alunos o potencial que temos em todos os cursos de engenharia e também para contribuir com a escolha das profissões”.
Segundo Laura, durante a mostra foram apresentados equipamentos interessantes, que mostram o nível de tecnologia que os laboratórios das engenharias possuem. “Nós trouxemos os kits de demonstração de molas, impressora 3D e apresentamos peças que já foram produzidas e impressas através da impressora, além de trazer kits de braços robóticos programados via microcontroladores e monitores que possibilitam medir alguns parâmetros fisiológicos dos alunos”, explica a coordenadora.
Para Laura, “os alunos reagiram muito bem, ficaram muito impressionados e via-se no rosto deles a satisfação de poder experimentar esse mundo de engenharias”.
Gabriela Miranda, supervisora pedagógica do Colégio Hg6, destaca que o objetivo da Mostra de Profissões é fazer com que os alunos conheçam um pouco mais do universo do curso superior e a aplicação dos cursos na vida. “Quando saem das aulas teóricas, os alunos experimentam visualmente e materialmente os elementos que compõem os cursos de graduação. Eles entendem melhor e assim se encantam para escolher a carreira que vão desenvolver no futuro”, afirma.
Iago Brasiliense, aluno do 3º ano do ensino médio, gostou muito da área de Ciências Exatas e Física, por isso, ficou entusiasmado com as engenharias. “Eu acho interessante esse tipo de evento, ajuda o aluno a se interessar mais pela disciplina, porque nós temos a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos da sala de aula”, avaliou Iago, que saiu da mostra se dizendo decidido sobre que curso fazer. “Eu já tinha uma tendência a escolher Física ou algo na área de engenharia. Vendo aqui na mostra, podendo praticar, reforcei minha vontade de cursar essa área”, contou.