Os participantes da 5º Semana da Comunicação puderam reencontrar com ex-acadêmicos ontem, no auditório da CDL, onde aconteceu a terceira noite do evento.
Na apresentação de vídeos-documentários destaque para a produção dos acadêmicos do 4º período de jornalismo que mostrou a história do O jornal de Montes Claros, através de depoimentos da escritora Amelina Chaves, do jornalista e professor Benedito Said, do linotipista Sebastião Ruas, bem como de Márcio Antunes, ex-diretor executivo e Oswaldo Alves Antunes, antigo dono do jornal.
Além de relembrar os eternos artistas através do vídeo, a noite foi animada pelo novo talento da Funorte, o cantor Frederico Castro, acadêmico do 2º período de jornalismo.
Logo depois o palestrante Luciano Lopes, editor adjunto da revista do Jornal do Brasil Ecológico, e formado no curso de jornalismo da Soebras/Funorte, discursou sobre O impresso como escola diária do jornalismo, apontando os desafios encontrados dentro e fora da academia. Mostrou ainda que os fundamentos teóricos são tão importantes quanto os práticos e que, tanto a leitura como o bom conhecimento da língua portuguesa são primordiais para o desenvolvimento de uma boa escrita.
Luciano narrou a trajetória de sua vida desde a academia até o trabalho com o jornalismo ambiental, ao qual se dedica atualmente.
Na oportunidade Luciano destacou o poder que a informação possui ao compará-la com um tigre, motivo pelo qual é preciso ter o máximo de cuidado na apuração e divulgação da mesma. Para ele, bons profissionais ajudam a preservar o planeta, por isso, pediu que cada um fizesse sua parte.
As atividades finalizaram-se com uma mesa redonda conduzida pela professora do Juliana Paiva, com participação do jornalista Luciano Lopes, o chargista Márcio Leite, a repórter do jornal O Norte de Minas, Váléria Esteves, todos ex-alunos da Soebras/Funorte.
O tema de debate foi O desafio de ser jornalista na visão dos jornalistas, e resultou em colocações como as dificuldades de aceitação do trabalho pelo público, assim como em divulgá-lo e mantê-lo através de uma remuneração não-satisfatória.
Para Márcio Leite, um desafio constante não só para os jornalistas, mas também para os chargistas e cartunistas é o compromisso com a ética e a verdade, por isso declarou:
- Gosto de tirar a venda dos olhos das pessoas através dos meus cartuns.
Na quinta-feira, dia 26, houve palestras com Carmen Dulce, presidente do fórum mineiro dos professores de jornalismo, com o tema A importância da faculdade de jornalismo: desafios e vitórias, e com Paulo César Coelho, profissional de relações públicas em Belo Horizonte, diretor da JOUY, diagnóstico e estratégia, que abordou o tema A assessoria e suas atrações de mercado.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE
Nesta sexta-feira, 27, será a aberta a mostra do circuito audiovisual de Minas Gerais Telemig Celular, às 19 horas, na sala Geraldo Freire, ao lado da Câmara Municipal. Logo em seguida, às 22 horas, acontece a Calourada de Jornalismo para participantes da 5ª Semana da Comunicação e da 3ª Semana da Educação, no campus Funorte São Luis.