Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A companhia de teatro Luna Lunera, de Belo Horizonte, chega ao Norte de Minas no próximo dia 14 de agosto, segunda-feira, para realizar uma série de oficinas nos municípios de Bocaiúva e Montes Claros. Concebidas pela Cia. Luna Lunera, e pelos produtores Guilherme Lessa e Rita Clemente as oficinas fazem parte de um projeto de expansão e circulação da companhia, visando a promoção e construção do conhecimento e do fazer cultural. No encerramento das oficinas, em cada município, os participantes apresentam espetáculo criado durante as aulas, seguido de debate com a platéia.
CIA. LUNA LUNERA
Constituída oficialmente em 2001 e integrante do Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais, a companhia é formada por atores pelo CEFAR - centro de formação artística da fundação Clóvis Salgado, do Palácio das Artes/BH.
Em 2000, ainda pelo CEFAR, estreou o primeiro espetáculo -Fuleirices em Fuleiró - baseado na obra de Mário Brasini, explorava o universo da bufonaria e das tradições populares, com direção de Marcos Vogel, valorizando autores brasileiros, levando boa parte da população de BH a entrar pela primeira vez ao Palácio das Artes.
Depois veio Perdoa-me por me Traíres (2001), de Nelson Rodrigues, com direção do premiado Kalluh Araújo, arrebatando platéias através da estrutura passional de teatro-dança em que o espetáculo foi construído, recebendo 9 prêmios Sesc-Sated/MG, incluindo o de Melhor Espetáculo, e o prêmio de Melhor Produção pela Associação Mineira dos Produtores de Artes Cênicas na 7ª Edição do Prêmio Bonsucesso-Amparc. A Cia. representou o Brasil no Chile nos festivais de Puerto Montt, Valdívia e Santiago e apresentou-se nos principais teatros e festivais mineiros.
Seu novo espetáculo, Não desperdice sua única vida, homônimo do texto do escritor e jornalista Sebastião Nunes, entre os muitos que inspiram o espetáculo, estreou 2005, sob direção de Cida Falabella. Em 2006, Não desperdice sua única vida recebeu o Prêmio SESC-Saded de Melhor Direção e Melhor Ator (Odilon Esteves), bem como o Prêmio Usiminas-Sinparc de Melhor Dramaturgia Inédita. Participou do Festival de Teatro de Curitiba/PA e do FIT-BH - Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte/MG.
Atualmente a Cia. participa dos principais festivais do país e promove circuitos, oficinas e debates com o patrocínio da Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG.
NESTA DATA QUERIDA
Cia. Luna Lunera apresenta o espetáculo Nesta data querida
nos dias 26 e 27 de agosto em Montes Claros (fotos: divulgação)
O espetáculo Nesta Data Querida (direção de Rita Clemente e dramaturgia de Guilherme Lessa) resultou do Projeto Cena 3x4: uma iniciativa do Galpão Cine Horto e da Maldita Cia. de Investigação Teatral, democratizando as possibilidades de criação cênica: todos os integrantes da montagem (diretora, dramaturgo, atores, produtor, iluminador, cenógrafo e outros) exercitaram entre si uma interlocução igualitária e participativa, tanto na proposição de idéias quanto na sua realização. Linguagem, texto e carpintaria cênica foram propostos a partir de jogos de improvisação e pesquisa partilhada, tendo a cena como balizadora do resultado.
OFICINAS EM BOCAIÚVA
A oficina de Produção Cultural acontece nos dias 14 e 15 de agosto, segunda e terça-feira, de 18h às 21h, abordando os temas Leis de Incentivo, captação, parcerias, produção de espetáculos e sustentabilidade, com elaboração de projetos simulados. São 20 vagas disponíveis.
A oficina O Ator Criador acontece nos dias 16, 17 e 18 de agosto, de quarta a sexta-feira, de 18h às 21h, com iniciação para atores ao processo colaborativo de criação, numa atitude autoral e participativa na atuação, dramaturgia e direção. A oficina estuda as etapas da construção dos espetáculos Nesta Data Querida e Não Desperdice Sua Única Vida. São 20 vagas para atores, selecionados a partir de seus currículos. As inscrições podem ser feitas no centro cultural Henfil, no horário comercial.
Ao final será apresentada a cena gerada pelos participantes, com participação aberta ao público. Após o espetáculo, debate com a diretora do centro cultural Henfil, Neucira Durães. Os ingressos custam R$ 5.
OFICINAS EMMONTES CLAROS
Com os mesmos temas abordados em Bocaiúva, as oficinas acontecem em Montes Claros nos dias 14 e 15 de agosto, de 14h às 17h (Produção Cultural), e 16, 17 e 18, de 14h às 17h (O Ator criador). As inscrições podem ser feitas na coordenadoria de Extensão Cultural da Unimontes.
ESPETÁCULO
A proposta de criação de Nesta Data Querida privilegiou a temática urbana belorizontina e sua realidade, passando por uma investigação de arquétipos, cuja universalidade serviu de contraponto a um possível e indesejado bairrismo. Os atores entrevistaram cidadãos anônimos e também buscaram inspiração para a construção de suas personagens através de fotos, imagens, poemas, fragmentos literários, músicas, notícias contemporâneas de jornais mineiros - material-base para traduzir conflitos existenciais não necessariamente regionalizados: a incomunicabilidade, a solidão em meio à massa urbana, as buscas de laços sociais, a tentativa de solidariedade, o choque das diferenças e o anseio amoroso.
Em Montes Claros, o espetáculo acontece nos dias 26 e 27 de agosto, sábado e domingo, às 20 horas, no teatro do centro cultural Hermes de Paula.
Após a apresentação, debate, dia 26, com a jornalista e professora Ana Gabriela Ribeiro, e no dia 27, com o professor Cássio Silva.