A rede Soebras firma protocolo e intenções para parceria com o 55º Batalhão de Infantaria de Montes Claros. O convênio vai promover a ampliação do ensino-aprendizagem em atividades multidisciplinares, e integração do ensino com o serviço entre as duas instituições
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Na manhã da última sexta-feira, 30, representantes da rede Soebras e do 55º Batalhão de Infantaria de Montes Claros se reuniram para firmar um protocolo de intenções, que propõe a ampliação do ensino-aprendizagem em atividades multidisciplinares, e integração do ensino com o serviço entre as duas instituições.
De acordo com tenente Saccheto, relações públicas do 55º BI, a comunidade do exército é estimada em aproximadamente 260 militares, entre efetivos profissionais - o núcleo base, que são aqueles que estão no quartel todos os dias - e recrutas que fazem o serviço militar obrigatório durante um ano - hoje são 128 recrutas. Segundo ele, essa parceria poderá trazer muitos benefícios.
- O primeiro benefício é aproximar nossos militares da sociedade, que muitas vezes não tem noção do trabalho que é feito no Batalhão. Essa parceria com a Soebras, que é um expoente na educação superior no Norte de Minas, vai trazer benefícios tanto para o nosso pessoal, quanto para os universitários – explica o tenente.
Solenidade realizada no exército tem a presença de
representantes das duas instituições (foto: Wilson Medeiros)
Na última quarta-feira, 28 de março, cerca de 60 alunos do 1º ao 6º período do curso de Administração da Soebras visitaram as instalações do 55º BI e acompanharam a rotina do quartel, vendo na prática o que aprendem na teoria.
- Os universitários conheceram a estrutura organizacional e toda a área administrativa de um quartel do exército. Essa visita técnica contribui para o aprendizado e, ainda, promove a integração de nosso pessoal com a universidade – explica o tenente, e diz que com a visita foi possível vislumbrar os benefícios da parceria.
Segundo Sacchetto, muitos militares estudam nas faculdades da Soebras, e o fato de a faculdade conhecer de perto sua rotina, seu dia a dia no quartel, vai proporcionar a esses militares um atendimento de forma diferenciada.
- Nossa idéia é trazer os alunos dos diversos cursos para atuar no exército e levar nosso pessoal, também, para atuar na faculdade, fazendo essa troca de conhecimento. Nós temos um setor que chamamos de Formação Sanitária, composta de oito enfermeiros, dois dentistas e dois médicos que atendem o pessoal dentro do quartel, e atuam em ações cívico-sociais. É nesse aspecto, na enfermaria e formação sanitária, que estamos buscando essa integração com os acadêmicos da área de saúde e, é claro, essa integração também pode se estender aos outros cursos da rede – diz.
Marta Pompeu, diretora administrativa da Funorte, uma das faculdades mantidas pela rede Soebras, diz que rede vem firmando esse tipo de parceria com várias instituições, de forma a cumprir seu compromisso social de prestar serviços à comunidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos acadêmicos a vivencia na prática dos conteúdos apreendidos em sala de aula.
- Com a prática ainda na academia, o estudante recebe uma formação diferenciada, que desenvolve valores humanitários, consciência social, senso crítico e sensibilidade, podendo, assim, se tornar um profissional melhor preparado para o mercado de trabalho e pronto para contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida da comunidade – diz a diretora.
PARTICIPAÇÃO
O coordenador do Curso de Odontologia, Altair Soares de Moura, também presente no encontro, diz que assim que for acertada a parceria entre as duas instituições, os alunos do curso vão fazer um levantamento das necessidades dos recrutas e, posteriormente, participar do tratamento odontológico planejado a partir desse levantamento, junto com professores e monitores do curso e a equipe de saúde do 55º BI.
O coordenador do curso de Administração, Cledinaldo Dias diz que hoje são cerca de 250 acadêmicos matriculados no curso, que foi criado em 2004 e forma a primeira turma no final de 2008.
- Nós tivemos uma primeira visita junto exército em função de perceber algumas teorias que são trabalhadas em sala de aula. A pretensão do curso é oferecer serviços de qualificação profissional e desenvolvimento humano junto ao exército. Primeiro estamos partindo para um diagnóstico para identificar que tipo de trabalho que podemos executar nessa parceria. Criamos um vínculo, trouxemos o acadêmico para conhecer a instituição, saber como funciona, para posteriormente elaborarmos propostas viáveis que possam ser executada – explica o professor.
A diretora geral da Funorte, Tânia Raquel de Queiroz Muniz a palavra de ordem hoje é parceria.
- A Soebras acredita que, estruturando esse convênio, tanto nossos alunos quanto a unidade do exército vão se beneficiar. E esse benefício pode se estender para a comunidade, tanto nas atividades práticas quanto nas atividades de pesquisa. No exército as pessoas vão se renovando, a cada ano entram novos recrutas, então é possível fazer estudos epidemiológicos, trazer o que se aprende na faculdade para essa unidade. E os representantes do exército que estão buscando por essa parceria vêm de instituições reconhecidas no país inteiro e podem trazer grandes benefícios para nossas unidades de ensino e, especialmente, para nossos alunos – conclui a diretora.