Núbia Primo
Repórter
onorte@onorte.net
Férias mesmo só no fim do ano. Nesta semana, estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino em Montes Claros estão retornando às aulas para finalizar o 2º semestre.
Pedro Henrique acredita que o descanso melhora o desempenho na sala de aula
(foto: Wilson Medeiros)
No total, são mais de 800 horas de aula, o que corresponde a cerca de 200 dias letivos. No 3º ano do Ensino Médio, a soma é mais de 860 horas, mas esse número varia de acordo com a instituição de ensino que possuem grades diferenciadas.
- A grade curricular é individual, e isso implica nas disciplinas a serem lecionadas em determinado ano - explica a auxiliar administrativa dos colégios Integral e Indyu, Maria Euslene Medeiros.
O ano letivo deve ser iniciado em fevereiro para que se cumpra o número de aulas estabelecido pela Superintendência de Ensino e órgãos competentes.
DESCANSO CRONOMETRADO
Embora por um período rápido, esses dias de descanso são necessários para que tanto o aluno quanto o docente voltem mais dispostos para enfrentar a labuta diária por mais seis meses.
O estudante Pedro Henrique Silva, 14 anos, que cursa o 1º ano do Ensino Médio do Indyu, disse que voltou renovado para finalizar, com êxito, o ano letivo.
- É fundamental que as escolas obedeçam a carga horária para que, ao chegar dezembro, possamos aproveitar as férias sem nos preocupar em cumprir mais horas - ressalta o jovem.
De acordo com a lei, somam-se 200 dias letivos, incluindo os feriados, recessos e outras programações institucionais. Por essa razão é que não se podem prolongar os dias em julho para não comprometer o mês de dezembro.