Estudantes festejam encerramento de oficinas de arte e cultura

Jornal O Norte
Publicado em 04/05/2007 às 10:03.Atualizado em 15/11/2021 às 08:03.

O Demc promove festa de encerramento das oficinas de arte e cultura que acontecem desde o mês de fevereiro, com participação de estudantes do Ensino Médio e Fundamental da rede pública. A festa acontece nesta sexta-feira



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Nesta sexta-feira, 04 de maio, o Demc - Diretório dos Estudantes de Montes Claros encerra a primeira fase das oficinas de arte e cultura, que vem acontecendo desde fevereiro, com participação de estudantes da rede pública de Montes Claros.



Segundo o presidente do Demc, Márcio Cardoso, a iniciativa foi bem recebida pelos estudantes e todos os participantes tiveram bom aproveitamento.



- Mais de 120 estudantes participaram da última etapa das oficinas, e na festa de encerramento vamos promover um encontro entre todos os participantes, que vão mostrar o que aprenderam nas aulas – comemora Márcio.



Com o tema Redescobrindo a cultura através da arte, o projeto movimenta estudantes de escolas da rede pública estadual e municipal que participam de oficinas de Teatro, ministrada pelo ator Márcio Cardoso, onde os estudantes aprendem a arte de atuar se divertindo; oficina de Modelo e Manequim, ministrada por Gleisson Rodrigues, Francielle e Geisa Karoline, prepara os estudantes para lidar com a postura corporal, não só como modelos, mas também no dia a dia; oficina de Pintura e Artesanato, ministrada por Nayara Santos, com aulas de pintura em tecido, azulejo e telas, além de artesanato em diversas tendências; e oficina de Locução, ministrada pelo radialista André Azevedo, com dicas de postura vocal, entre outras técnicas para locução.



A primeira etapa aconteceu em fevereiro e março, na escola estadual Felício Pereira de Araújo, com abrangência de todas as escolas da região do Grande Delfino e contou com a participação de cerca de 100 estudantes. A segunda etapa, na escola estadual Benjamim Versiani, no Bairro Renascença, com abrangência de todas as escolas da região do Grande Renascença, de 21 de abril a 4 de maio, com aulas aos sábados, e participação de 120 alunos.



Segundo Márcio, o objetivo do projeto é criar oportunidade para o desenvolvimento da cidadania e descoberta de novos talentos de jovens e adolescentes.



No encerramento da primeira fase das oficinas, os organizadores promovem uma festa de confraternização e interação entre os alunos de todas as oficinas e seus familiares.



- A idéia das oficinas surgiu da necessidade de criar um novo espaço para os estudantes desenvolverem suas potencialidades e, também, de criar oportunidades para os jovens que não têm como aproveitar seu tempo livre de aprender uma nova atividade – diz Leonardo Prates, secretário de comunicação do Demc.



Durante o encontro, os alunos da oficina de Teatro apresentam a peça montada durante as aulas; haverá desfile de modas com participação dos alunos da oficina de Modelo e Manequim; exposição dos trabalhos das oficinas de Pintura e Artesanato e entrega de certificados. No encerramento, shows com a banda Filhos da Bahia e Dj Gralha.



Segundo o secretário de comunicação Leonardo Prates, além de conhecimentos e vivências, as oficinas promovem o contato com os mais diversos tipos de linguagens, técnicas e idéias.



- Nas aulas é possível ter acesso às mais diversas linguagens artísticas e à teoria necessária para trazer à tona o potencial criativo de cada aluno que, na maioria das vezes, não tiveram oportunidade de conviver com a arte. As oficinas funcionam no próprio espaço do aluno, que recebe todo o material necessário, com acompanhamento de profissionais qualificados para atender a cada área artística. Desta forma, o curso contribui para o crescimento pessoal através de uma outra percepção de mundo e permitindo, também, que talentos sejam descobertos e lapidados. Além disto, as oficinas suprem a carência de atividades educativas e geram oportunidades futuras de inserção no mercado de trabalho – explica Leonardo, que foi presidente do Demc durante três anos.



A festa acontece nesta sexta-feira, na escola estadual Felício Pereira, no bairro Sumaré, a partir das 20h.



- Esse foi o primeiro projeto realizado desde que assumimos a direção do Demc e ficamos muito felizes com a participação da classe estudantil. Ficamos surpresos como estudantes de bairro distantes se mobilizaram para assistir às aulas e não falharam nenhum dia. É muito gratificante saber que as pessoas entenderam nossa iniciativa – conclui Márcio.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por