O programa visa promover o desenvolvimento dos acadêmicos e estimular o interesse dos alunos pelos conhecimentos científicos
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Com o objetivo estimular a formação dos estudantes criando possibilidade de identificar novos quadros para atuação profissional no campo do saber científico, e promovera a difusão dos conhecimentos científicos, desmistificando a ciência e articulando pesquisa e ensino, o Programa Jovens Talentos, de pré-iniciação científica, é destinado a estudantes do ensino médio/técnico da rede pública estadual de educação.
Instituições reconhecidas em nível nacional por seus trabalhos, vêm aderindo ao projeto que abrange as áreas de matemática, física, química, computação científica, engenharias, agropecuária e outras.
Em Montes Claros, o programa ganhou a adesão da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais que através do Núcleo de Ciências recebe estudantes da rede municipal de Ensino que participam de curso de extensão.
Foram selecionados 30 alunos de 5ª a 8ª série - 15 da Escola Municipal Mariana Santos, da comunidade rural de Planalto, e 15 da Escola Alcides Carvalho, do Bairro Vera Cruz - que participaram da primeira etapa das atividades, na última quinta-feira.
Com uma estratégia que aproxima os estudantes do ensino médio/técnico ao cotidiano de pesquisadores em instituições de Ciência e Tecnologia, o projeto tem como proposta catalisar potencial cientifico e tecnológico e integrá-lo a um projeto pedagógico. Professores e monitores participam das ações, orientando os estudantes, de forma a assegurar resultados positivos.
Na UFMG, durante seis meses, uma vez por semana, os alunos participam de aulas com monitores. As aulas são coordenadas por professores da instituição. Os alunos da Escola Municipal Alcides Carvalho assistem às aulas sempre às quintas-feiras, de 08 às 11 horas, e os da Escola Mariana Santos, às sextas-feiras, de 14 às 17 horas.
Abordando temas como Ciências Básicas, Solos, Agroindústria, Meio Ambiente, Biotecnologia, Produção Animal e Vegetal, as aulas incluem atividades laboratoriais, práticas aliadas a conhecimentos teóricos e atividades lúdicas que estimulam a curiosidade, o espírito científico e a criatividade.
Coordenado pelo professor Delacyr Brandão Júnior, o programa será desenvolvido nos setores três setores da instituição em Montes Claros: Ciências Básicas e Humanas, Fitotecnia e Zootecnia.
Em parceria com a secretária municipal de Educação, Esportes e Lazer, de acordo com a secretária Dagmá Brandão, o Jovens Talentos vai propiciar a integração e familiarização dos alunos com o meio acadêmico, estimulando neles o interesse pelo estudo.
Com o projeto será possível detectar jovens talentos que apresentem boas condições intelectuais e interesse em pesquisa científica.
Uma das prerrogativas do projeto é que os estudantes apresentem bom nível de escolaridade e responsabilidade, criatividade, interesse e curiosidade científica.
De acordo com Dagmá Brandão ao final da experiência será organizada uma Mostra do Conhecimento na escola dos alunos participantes, para uma avaliação do desempenho dos bolsistas bem como do aperfeiçoamento dos estudantes e uma nova turma de alunos será selecionada para participar do programa. (Com informações da Ascom)