Professores e especialistas que pretendem exercer o cargo de diretor de escola estadual devem efetuar a inscrição para o Exame de Certificação Ocupacional a partir das 12 horas do dia 1º de fevereiro. O edital com as normas para a realização das provas, as orientações e o formulário de inscrição estão disponíveis na página eletrônica da Secretaria de Estado de Educação: www.educacao.mg.gov.br. O exame será realizado em 11 de março.
O objetivo é credenciar professor ou especialista em educação básica, que ocupe um dos cargos do plano de carreiras, seja detentor de função pública estável ou designado para exercer o cargo de diretor de escola estadual. A Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar terá a validade de cinco anos, a contar da data da publicação do resultado final no Órgão Oficial do Governo, jornal Minas Gerais. A indicação de diretores será em abril.
INSCRIÇÕES
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via Internet, no período de 1º a 12 de fevereiro. O preenchimento do formulário de inscrição será de total responsabilidade do candidato, que poderá corrigir eventuais erros durante o período de inscrição.
A partir de 1º de março, o candidato deverá imprimir o seu Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), que conterá as informações relativas ao local de prova.
PROVA
O processo constará de prova com 40 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta. As questões versarão sobre conteúdos e bibliografia conforme o Guia de Estudos específico, organizado pela Secretaria de Estado de Educação e já disponibilizado no site. A prova terá duração máxima de quatro horas, incluindo o preenchimento da folha de respostas.
A aplicação da prova deverá acontecer simultaneamente em Belo Horizonte e nos demais municípios-sede de Superintendência Regional de Ensino, em 11 de março próximo, das 9 às 13 horas. Os locais de realização das provas serão previamente divulgados. O candidato de escolas jurisdicionadas pelas superintendências regionais de ensino metropolitanas A, B e C fará prova em Belo Horizonte.
CERTIFICAÇÃO
A certificação será concedida aos participantes do processo que obtiverem pontuação igual ou superior ao ponto de corte definido após análise estatística dos resultados. A listagem dos candidatos que obtiverem a certificação será divulgada no Minas Gerais e disponibilizada no www.educacao.mg.gov.br. A certificação credencia o candidato para participar do processo de indicação de diretor de escola, mas não assegura o direito à atuação no cargo pretendido.