Logotipo O Norte
Quinta-Feira,28 de Novembro

Espetáculo teatral alia o lúdico ao educativo: formado por voluntários do Graapa, o grupo desenvolve um trabalho didático e artístico com objetivo de promover a conscientização quanto à prevenção das DST’s

Jornal O Norte
19/07/2006 às 12:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:40

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Vida sem preconceito – sentimento humano. Este é o tema do espetáculo apresentado pelo grupo de teatro do Graapa – Grupo de apoio à prevenção e aos portadores de Aids, dentro da 5ª Mostra de Teatro que acontece de 10 a 31 de julho em Montes Claros.

Criado há cerca de um ano o grupo formado por voluntários desenvolve um trabalho de forma didática e artística com objetivo de promover a conscientização quanto à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis - entre elas a Aids - e o debate sobre o uso de drogas, o sexo como profissão e os conflitos por eles gerados.



O diretor teatral Rigoberto Guillermo diz que a proposta pelo Grappa é lidar com as diferenças culturais, sem gerar conflitos e sim esclarecimento (foto: Adriana Queiroz)

Segundo o diretor e assessor teatral do grupo, Rigoberto Guillermo Espinosa Pichs, o trabalho do grupo é um duplo desafio.

- Além de promover o espetáculo como entretenimento em si, temos a preocupação de passar a mensagem proposta pelo grupo de forma didática, lidando com as diferenças e divergências culturais, sem gerar conflitos e sim esclarecimento quanto às questões abordadas na peça, explica o diretor.

GRAAPA

Instituído em Montes Claros há dez anos, o Graapa vem realizando um intenso trabalho de apoio aos portadores da Aids e, principalmente, de prevenção à doença junto à comunidade.

- Não existem mais grupos de risco. Todas as pessoas estão sujeitas a contrair as DST’s e por isso mais do que nunca a prevenção é importante. Como apoio ao trabalho desenvolvido pelo Graapa, o grupo de teatro, além dos espetáculos, promove palestras e encontros usando os recursos da arte para fazer chegar mais facilmente a mensagem até as pessoas, sempre aliando o lúdico ao didático, diz Rigoberto, salientando que seria difícil para o Graapa atingir todas as idades e esferas sociais se não usasse de linguagens diferentes para processar a mensagem.

A PEÇA

No espetáculo da noite de hoje, o grupo apresenta cenas do dia-a-dia, em ambiente descontraído freqüentado por jovens e adultos, homens e mulheres, profissionais do sexo, usuários de drogas, mostrando como todas as pessoas estão inseridas em um mesmo contexto formando um imenso grupo. A idéia é esclarecer que ninguém está imune de contrair DST .

- Atualmente os maiores proliferadores das doenças são homens da terceira idade, geralmente casados. Na peça, personagens arquétipos evidenciam a facilidade de se contrair as DST’s, principalmente através do sexo sem proteção. Além de fonte educativa que é o caráter primordial da encenação, o espetáculo é moderno, político à medida que é ideológico e trata de todas estas questões de forma humana e sem preconceitos, explica o diretor evidenciando o trabalho dos atores que trabalham um texto de criação coletiva e livre.

FINCIAMENTO

Depois de se apresentar por mais de quinze vezes em várias cidades norte mineiras, o grupo comemora a aprovação, através da secretaria estadual de Saúde de Minas Gerais, do espetáculo e de mais outros três desenvolvidos pelos voluntários.

- Com o financiamento, durante doze meses o trabalho dos atores terá respaldo salarial, além de auxílio como lanche, vale transporte e figurino. Até meados do próximo ano o grupo fica à disposição da comunidade para realizar espetáculos gratuitamente em escolas, universidades, praças públicas, empresas, associações de bairro, sede de projetos sociais como casas de passagem e em quaisquer outros lugares para os quais for convidado. Basta nos procurar em nossa sede, salienta Rigoberto, lembrando que o grupo possui um repertório de quatorze espetáculos em vários formatos prontos para serem apresentados.

APOIO CULTURAL

Rigoberto conta que uma das sessões do espetáculo de hoje foi reservada por uma empresa revendedora de motocicletas que reservou todos os ingressos para funcionários e familiares.

- Foi feita uma reserva no valor de R$ 400, que poderá ser debitada do imposto de renda da empresa. Parte do valor recebido, assim como os ingressos vendidos para a outra sessão, será revertido para o fundo de manutenção dos projetos do Graapa. Ficamos felizes em receber esse apoio, pois estamos conscientes das dificuldades enfrentadas por toda a classe artística de Montes Claros em relação a espaço e patrocínio para dar saída às produções. Nosso desejo é que o exemplo da empresa seja seguido, conclui Rigoberto.

ESPETÁCULO

O espetáculo Vida sem preconceito – sentimento humano acontece hoje, às 19h e 21h, no auditório do centro cultural Hermes de Paula, dentro da 5ª Mostra de Teatro de Montes Claros. Os ingressos custam R$ 1,99.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por