Encerra amanhã as oficinas do projeto Uniarte, que acontecem em Ubaí desde o último dia 27 de maio, realizadas pela Unimontes - universidade estadual de Montes Claros.
Localizada a 150 km de Montes Claros, com cerca de 10,7 mil habitantes, Ubai foi o primeiro o município a receber as oficinas do Projeto.
Cerca de 160 crianças e adolescentes de escolas públicas estão sendo beneficiadas com atividades que acontecem sempre aos finais de semana, coordenadas por acadêmicos dos cursos de Artes (Plásticas, Teatro e Música), orientados por professores, todos vinculados ao Centro de Ciências Humanas (CCH), da Unimontes.
As oficinas consistem em aulas de dança, música, artesanato e teatro, atendendo, também, aos professores das escolas participantes, que ao final do Uniarte atuarão como multiplicadores.
UNIARTE
Criado em 2003 com o propósito de inclusão social, atendendo a municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), o Projeto Uniarte tem o Ministério da Educação (MEC) como parceiro, desde o ano passado. Já foram contempladas 12 cidades do Norte de Minas, beneficiando cerca de quatro mil pessoas.
Em Ubaí, ao contrário da maioria dos municípios atendidos, a maior parte de seus habitantes (6 mil) reside na zona rural.
Neste primeiro semestre, também está sendo atendido o município de Mirabela.
RESGATE
Embora sigam a mesma metodologia, as oficinas apresentam mudanças de um lugar para outro, já que as atividades têm como prioridade temas ligados à cultura local.
Segundo a coordenadora de Extensão Cultural (da Pró-Reitoria de Extensão), professora Solange Sarmento, as oficinas são uma forma de incentivar a pesquisa, valorizar os costumes regionais e reconhecer principalmente a história que cada município tem.
ESPETÁCULO
Nesta sexta-feira, os alunos e adolescentes participantes do Uniarte em Ubaí, realizam um espetáculo para a comunidade em geral.