Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
O ginásio do Sesc vai ficar pequeno para receber o espetáculo musical A Praça, apresentando pelas 200 crianças e adolescentes participantes do projeto Tim ArtEducação que acontece em Montes Claros há cinco anos.
Com direção da bailarina e coreógrafa Adriana Camargo, o espetáculo é resultado das oficinas de Musicalização, Teatro, Dança Clássica e Artes Plásticas realizadas desde o início do ano nas escolas municipais João Valle Maurício, no bairro Vilage do Lago; Maria de Lourdes Pinheiro, no bairro Independência; Cemei, no bairro Cintra e Alfredo Coutinho, na Vila Anália; além de crianças do bairro Renascença, através da Fundação Marina Lorenzo Fernandez.
Segundo Adriana Camargo, que também é coordenadora do projeto em Montes Claros, o espetáculo reúne todas as oficinas, cada uma assumindo uma parte da produção.
Espetáculo musical reúne 200 crianças e adolescentes que vivenciam no palco as experiências adquiridas em oficinas culturais através do projeto ArtEducação
(fotos: Fábio Marçal)
- São cerca de 50 alunos por oficina, todas residentes nas regiões mais carentes da cidade. O projeto tem com proposta incentivar crianças e adolescentes, expostas a situações de risco e vulnerabilidade social, a aprenderem através da arte e da cultura a viver melhor em sociedade e descobrir novos horizontes - explica a bailarina.
As oficinas são ministradas pelo músico Tico Lopes, pelo ator Leonardo Alves, pela artista plástica Cecília Sthidt e pela bailarina Adriana Camargo, através do projeto promovido pela empresa de telefonia Tim, que fornece infra-estrutura, material pedagógico e instrutores, e viabilizado pela secretaria municipal de Cultura, que a coordena e orienta, além de dispor do espaço físico.
Segundo a assessoria do projeto, o espetáculo A Praça tem como objetivo não somente promover entretenimento, mas principalmente oferecer às crianças participantes a oportunidade de vivenciar no palco as experiências adquiridas nas oficinas, o que servirá de estímulo para que possam continuar se dedicando aos trabalhos, que só terminam no final do ano.
- Ao longo desses cinco anos pudemos conhecer de perto muitos talentos que certamente irão se despontar no futuro. Muitas crianças têm talento natural e aprendem com facilidade, e com as oficinas estão tendo um novo parâmetro para sonhar – diz Adriana, ressaltando que projetos como esses despertam vocações artísticas e são importantes na vida do jovem que desde cedo tem que decidir o que vai fazer ao longo da vida.
O espetáculo A Praça é uma homenagem aos 150 anos de Montes Claros, completados em 2007. A direção é de Adriana Camargo, o texto de Leonardo Alves e a pesquisa musical foi feita por Tico Lopes.
_____________________________________________________________________
O musical A Praça acontece hoje, às 20h30 no ginásio do Sesc. A entrada é gratuita.