Logotipo O Norte
Segunda-Feira,21 de Julho

Escola Normal: a maior e mais antiga escola de Montes Claros tem a melhor média do Enem do Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 16/02/2007 às 20:53.Atualizado em 15/11/2021 às 07:58.

De acordo com resultado do Enem divulgado pelo Inep/Mec no início do ano, a escola estadual Deputado Plínio Ribeiro obteve a melhor média entre as escolas estaduais do Norte de Minas em Redação e  Prova Objetiva



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



A segunda maior escola pública de Minas Gerais e a mais antiga de Montes Claros, a escola estadual Professor Plínio Ribeiro - Escola Normal - obteve a melhor média entre as escolas estaduais do Norte Minas no Enem - Exame Nacional de Ensino Médio realizado em dezembro do ano passado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do ministério da Educação, em Brasília-DF.



De acordo com resultado do Enem divulgado pelo Inep/Mec no início do ano, 349 alunos da escola participaram do exame e apresentaram médias de 45,71 pontos em Prova Objetiva e  45,47 pontos em Redação.






A Escola Normal é referência em ensino público


no Norte de Minas
(foto: Wilson Medeiros)



Os bons resultados da Escola Normal também têm sido verificados em outras fases do ensino. Atualmente com cerca de 3000 alunos matriculados na segunda etapa do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tem todas as vagas ocupadas e uma procura constante por novas vagas. No ano passado 94 alunos da escola foram aprovados no vestibular, sendo que cerca de 40% dos aprovados conquistaram uma vaga na Unimontes, e os demais, em faculdades particulares nos mais diversos cursos.



Segundo a vice-diretora Marilene Alves do Nascimento, essa demanda é em função dos resultados que a escola vem apresentando ao longo dos anos.



- Além da capacitação prevista na grade escolar, temos nos esforçado no sentido de oferecer melhores condições para que o aluno possa se envolver no processo ensino-aprendizagem, com aproveitamento total do espaço físico disponível e promoção de eventos como fóruns, palestras e atividades culturais em parceria com outras instituições - diz.



Assim como a Escola Normal, as escolas estaduais Professor Alcides Carvalho, Augusta Valle, Simeão Ribeiro do Santos e Professora Dulce Sarmento, que também estão sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros (SRE-MOC), obtiveram, juntas, média de 41,20 pontos na avaliação de conteúdos da Prova Objetiva e de Redação.  De um modo geral, as escolas da SRE-MOC ficaram acima das médias nacionais - 43,07 pontos na média total de Redação e Prova Objetiva, enquanto a média nacional foi de 42,89 pontos.



Apesar de o Enem avaliar o aluno e não a escola, os resultados alcançados demonstram sinais de avanço no ensino público da região.



- A qualidade na formação de alunos na Educação Básica facilita seu ingresso no Ensino Superior - comemora a professora Maria Salete de Souza Nether, diretora da SRE-MOC.



ENEM



O Enem é uma referência de avaliação do conteúdo didático-pedagógico ministrado para alunos concluintes do Ensino Médio (antigo 2º Grau), levando-se em conta as escolhas futuras desses concluintes, tanto em relação ao mundo de trabalho quanto em relação à continuidade de estudos no Ensino Superior. Segundo o INEP, a divulgação das notas médias do Enem por escola é importante porque funciona como um elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino e auxilia professores, diretores e demais dirigentes educacionais na identificação de deficiências e boas práticas no âmbito da escola. 



Para este ano, as inscrições para o Enem poderão ser feitas no período de 16 de abril a 18 de maio, nas Agências do correio,  em todo o território nacional, e por meio da Internet: www.inep.gov.br/enem.



ESCOLA NORMAL



Criada em 21 de março de 1879, pelo artigo 97, no regulamento no 84, que baseou na autorização contida no artigo 3 da Lei Provincial no 2476, de 9 de novembro de 1878, a Escola Normal foi fundada pelo presidente da Província, Manoel Gomes Rebelo Horta e instalada em 2 de fevereiro de 1880, iniciando suas atividades em uma pequena casa alugada à Rua Justino Câmara, 46, no centro de Montes Claros, permanecendo ali até 12 de março de 1888, tendo como primeiro diretor Antônio Gonçalves Chaves.



Em 1896 foi transferida para um prédio na praça Dr. Carlos e, ao longo de anos, teve sua sede transferida para diversos endereços.



Durante dez anos Montes Claros ficou sem a Escola Normal - no período de 1905 a 1915.



Em 18 de julho de 1915 um grupo de educadores, liderado pelo Cel. João Andrade Câmara, fundou a Escola Normal Norte Mineira.



Inaugurada em seu endereço definitivo, à Avenida Mestra Fininha Silveira, 1225, em 1966, pelo então governador Magalhães Pinto, com o nome de escola estadual Professor Plínio Ribeiro, a Escola Normal é hoje considerada patrimônio histórico municipal.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por