As comunidades do Bairro Santo Antônio receberam domingo, 06, o programa Escola aberta, uma iniciativa da prefeitura de Montes Claros. A escola municipal Jason Caetano II recebeu cerca de 300 pessoas – a maioria absoluta de crianças e jovens – que, durante horas, participaram de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer, sendo-lhes oferecida, ainda, oportunidade de cadastramento no programa Bolsa famíla. Práticas que, a partir de agora, deverão tornar-se rotina com a abertura dos portões do educandário também nos finais de semana, como forma de incentivo à construção de uma cultura de paz e à redução dos índices de violência sobretudo entre crianças e jovens em situação de risco social.
Alunos da Jason Caetano mudam rotina com atividades
culturais e de lazer (Foto: Fábio Marçal)
Acompanhado da presidente da Apas - Associação de promoção e ação social, Vera Lúcia Pereira, o prefeito Athos Avelino chegou ao local por volta das 10h40. Ele comemorou o fato de o programa alcançar a segunda escola da rede municipal de ensino num curto período de tempo. Há pouco mais de um mês, no dia 02 de outubro, a escola João Valle Maurício, no Vilage do Lago, tornou-se a pioneira na implantação do Escola aberta na cidade; a próxima será o Caic - Centro de atenção integral à criança e ao adolescente do Maracanã.
A diretora da escola, Juscelina Regina Ferreira Andrade, aplaudiu eufórica o programa, especialmente porque na Jason Caetano II já existe o projeto Promovendo a paz, executado nos dias de semana, em contra-turnos, e que visa igualmente combater a violência por meio de ações conjuntas.