No próximo dia 6 de novembro, domingo, a prefeitura de Montes Claros implanta o programa Escola aberta em mais uma escola da rede municipal de Ensino. Depois da escola João Valle Maurício, no bairro Vilage do Lago, agora será a vez da Jason Caetano, bairro Santo Antônio, começar a abrir seus portões também nos finais de semana para o desenvolvimento de atividades alusivas à educação, à cultura, ao esporte, à realização de oficinas e ao lazer. O objetivo é a construção de uma cultura de paz, visando à melhoria do relacionamento entre professores, alunos e familiares, e à redução dos índices de violência em meio aos jovens, especialmente os que enfrentam situação de risco social.
UNESCO
Inspirado no programa Abrindo espaços, da Unesco, que hoje trabalha com mais de seis mil escolas públicas de sete estados brasileiros o Escola aberta se ampara em pesquisas como Violência nas escolas e Mapa da violência, ambas encomendadas pela Unesco e que constatam a presença preocupante da violência no ambiente escolar, apontando elevadas e crescentes taxas de mortalidade em meio aos jovens nas últimas décadas.
Segundo esses dados, as mortes juvenis acontecem na maioria das vezes em acidentes de trânsito e homicídios, registrados frequentemente nos finais de semana, sobretudo quando faltam alternativas de lazer, cultura e esportes.
COORDENAÇÃO E APOIO
Coordenam o programa em Montes Claros as secretarias municipais de Educação, de Esporte e Lazer, de Cultura, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Saúde, de Meio Ambiente e de Segurança e Direitos do Cidadão e de Governo, com apoio da Unimontes, da Funorte, das Faculdades Santo Agostinho, da polícia militar, do Corpo de bombeiros, do Sesi Minas e do Sesc.