Refletir sobre as experiências profissionais e acadêmicas, assim como as práticas do segmento no contexto regional. Esse é o principal objetivo do III Encontro Norte-Mineiro de Cientistas Sociais, que começou na última segunda-feira (26/06), se estendendo até o dia 30 de junho, com atividades concentradas no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus universitário professor Darcy Ribeiro), reunindo professores, acadêmicos e profissionais de áreas afins.
A promoção é do departamento de Políticas e Ciências Sociais, vinculado ao centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Unimontes.
ABERTURA
A abertura oficial do evento, presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, aconteceu ontem, às 8h30min .Logo em seguida, a professora e escritora Maria da Glória Gohn, da universidade de Campinas (Unicamp/SP), ministrou conferência sobre Movimentos Sociais. O debate teve como mediadoras as professoras Cláudia Regina Santos de Almeida e Edina de Souza Ramos, ambas da Unimontes.
ATIVIDADES
Ao longo dos cinco dias de evento, serão desenvolvidas diversas atividades como cursos, grupos de trabalho, palestras, conferências, mesas redondas e apresentações musicais e artísticas. Dentre os vários temas selecionados estão Economia Popular Solidária, Elites Políticas em Minas Gerais, Políticas Públicas, Cultura e Processos Sociais.
Segundo a chefe do departamento de Política e Ciências Sociais, professora Cláudia Regina Santos, o encontro representa uma oportunidade de troca de experiências entre os cientistas sociais e, ainda, estimular a pesquisa e a produção científica a partir de temas dirigidos.