Representantes das escolas estaduais do Pólo Norte de Minas se reúnem com o secretário-adjunto da secretaria de Estado de Educação, professor João Antônio Filocre Saraiva para fazer uma avaliação das ações do projeto Escolas-Referência e definir novas diretrizes a partir do resultado da avaliação
Jerúsia arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Diretores, inspetores e técnicos de escolas estaduais que fazem parte do Projeto Escolas-Referência na região Norte de Minas, se reuniram nesta segunda-feira, 07, com o secretário-adjunto da secretaria de Estado de Educação, professor João Antônio Filocre Saraiva, que coordena o projeto, com o objetivo de fazer uma avaliação das ações desenvolvidas e orientações para a prática das novas propostas curriculares. A reunião aconteceu no auditório do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, em Montes Claros.
O encontro reuniu cerca de 200 profissionais da educação
O encontro foi presidido pelo secretário-adjunto João Antônio Filocre, que apresentou os investimentos nos aspectos pedagógico, tecnológico e físico e os resultados obtidos com o projeto e, também, abordou as diretrizes políticas do Escolas-Referência para 2007. Participaram do encontro representantes das escolas de Janaúba, Januária, Pirapora, Diamantina, Curvelo e Araçuaí.
O Projeto Escolas-Referência foi implantado em 24 de novembro de 2004, através da Resolução nº 833, pela secretaria de Estado de Educação, com objetivo de resgatar a qualidade e a tradição das escolas estaduais através da utilização de estratégias diferentes para fortalecer a escola pública.
De acordo com Filocre, o grande desafio é tornar as escolas bem-sucedidas na formação dos alunos que procuram a rede pública, e não apenas de uma elite que a freqüentava há poucas décadas. Segundo ele, as escolas participantes recebem incentivos especiais da SEE e têm o reconhecimento da comunidade em que atuam. Além disso, o projeto contribui para a melhoria da qualidade do ensino médio, já que a maioria das escolas participantes oferece este nível de ensino.
O PROJETO
O projeto Escola Referência selecionou 220 escolas entre as 350 maiores e mais tradicionais do estado. Essas escolas reúnem mais de 350 mil alunos, 15 mil professores e estão distribuídas em 102 municípios com mais de 30 mil habitantes e têm mais de mil alunos matriculados no ensino médio, onde se concentram 65% da população mineira.
O projeto-piloto foi desenvolvido em 2003 nas escolas estaduais Governador Milton Campos, mais conhecida como Estadual Central e Instituto de Educação de Minas Gerais, ambas em Belo Horizonte; e Professor Plínio Ribeiro, conhecida como Escola Normal, em Montes Claros.
Conhecido como Escolas em Rede, o objetivo do projeto é reduzir as desigualdades regionais através do desenvolvimento da cultura do trabalho em rede nas escolas públicas e da incorporação das novas tecnologias ao trabalho educativo.
LIGADOS À NET
De acordo com a SEE, o projeto propõe ainda neste ano a instalação de laboratório de informática com conexão das escolas estaduais à rede mundial de computadores – Internet - em todas as escolas estaduais e o desenvolvimento e instalação de Centros de Referência Virtual do Professor, um portal que vai tornar possível aos professores o acesso a informações, serviços de orientação pedagógica e recursos didáticos indispensáveis a um ensino de qualidade em todas as regiões do estado.
Além de acesso à Internet, as escolas-referência recebem investimentos para contribuir com melhoria da qualidade do ensino em Minas, como capacitação de diretores, vice-diretores, professores e especialistas da educação em exercício nas escolas estaduais; melhoria da infra-estrutura e aquisição de equipamentos.
Foram desenvolvidos, ainda, cursos de qualificação básica para o trabalho na área de informática e implantado, nas escolas, um sistema informatizado de gestão escolar, que permite a SEE a possibilidade de acompanhar a evolução dos dados e indicadores de cada escola estadual.