O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou que o Brasil vai chegar à nota 6 no Ideb - Índice de Desenvolvimento de Educação Básica somente em 2021, se equivalendo às notas de países desenvolvidos. Haddad revelou que a nota atual do Brasil é inferior a 4.
Na apresentação das linhas gerais do Plano de Desenvolvimento da Educação, o ministro afirmou que o governo vai fixar metas parciais nacionais, estaduais e municipais. Ele esclareceu que para atingir os objetivos será preciso um gasto mínimo de 5% do PIB com educação básica.
- Se não atingirmos esse patamar, as metas dificilmente vão ser cumpridas. É óbvio que, se déssemos um salto do dia para a noite no orçamento das secretarias estaduais e municipais de Educação e do próprio ministério, eventualmente poderíamos não fazer bom uso desse recurso. Mas, com o Plano de Desenvolvimento da Educação, vamos garantir que esse incremento de recursos venha acompanhado de uma melhoria significativa da qualidade e do acesso - disse Haddad.
O país só terá certeza se atingirá a meta de 2021 no ano que vem, segundo o ministro. O Ideb divulga os dados em anos ímpares.