Na tentativa de melhorar a educação na rede pública, o governo federal promove avaliações que medem o índice de aproveitamento dos estudantes da escola básica. Apesar de ainda ser muito baixa, Minas Gerais apresenta a melhor média
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A alfabetização tem sido um dos grandes desafios do governo federal nos últimos anos, e sua melhoria é fator determinante para alcançar uma das metas prioritárias da administração pública em todas as instâncias: a qualidade da educação.
Uma série de políticas públicas e programas vem sendo adotados na tentativa de melhorar a qualidade do ensino público, mas, ainda assim, a média nacional é de quatro, numa escala de zero a dez, sem perspectivas concretas de aumentar.
Na Prova Brasil 2007 a escola estadual Antônio Figueira, de Montes Claros, alcançou o melhor índice em matemática e português registrado em todo país (foto: Wilson Medeiros)
De acordo com os dados do Censo Escolar 2005, divulgados pelo Inep/Mec, o Brasil possui 56.471.622 estudantes na Educação Básica e Profissional Técnico. Desses alunos, 86,8% estão matriculados na rede pública de ensino, a maioria – 89,9% - no ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e ou federais.
Minas Gerais possui a segunda maior rede de educação básica do país, com 5.336.986 estudantes - 9,5% do total brasileiro. Na rede pública estão matriculados 4.666.757 alunos (87,4%), dos quais 50,5% na rede estadual e 36,4% nas redes municipais. A rede federal participa com apenas 0,5% do alunado.
Com base nos resultados do Saeb e da Prova Brasil, avaliações nacionais realizadas em 2005 nas escolas da rede pública de todo país, Minas Gerais ficou classificada em primeiro lugar geral na 4ª série do ensino fundamental.
De acordo com o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o resultado das escolas mineiras foi de 4,6 pontos no ensino fundamental. No ensino médio Minas Gerais apresentou o mesmo resultado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 3,5 pontos.
Se considerada apenas a rede estadual, o Ideb classifica Minas Gerais em segundo lugar na 4ª série do ensino fundamental e no ensino médio.
Apesar de muito baixo, o índice denota uma melhoria em relação a avaliações anteriores.
Nas avaliações, além do desempenho dos alunos, o Ideb incorpora o tempo de permanência do aluno para concluir cada nível, considerando a repetência e a evasão escolar. Os resultados permitem avaliar os avanços da educação e, também, detectar os problemas, contribuindo na formulação de políticas públicas que possam saná-los.
De acordo com o Censo 2005, a Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros abriga um contingente de 30 municípios, com 165 escolas estaduais, 540 escolas municipais e uma escola federal, e um total de 220.601 alunos matriculados.
Na Prova Brasil realizada pelo Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, a escola estadual Antônio Figueira, de Montes Claros, alcançou o melhor índice em Matemática e Português registrado em todo país.
PROVA BRASIL
De acordo com Inep/MEC, a partir deste ano a Prova Brasil passará a ser realizada em escolas da rede pública que tenham pelo menos 20 alunos matriculados em cada uma das turmas de quarta e de oitava série do ensino fundamental. Em 2005 foram avaliadas turmas com no mínimo 30 estudantes.
Segundo o instituto, a alteração vai incluir cerca de 400 municípios que não participaram da última edição da prova. Na primeira edição ocorrida em novembro de 2005 foram avaliados 3.306.390 alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental, de cerca de 160 mil turmas de 41 mil escolas em 5.398 municípios.
De acordo com Portaria nº 47, publicada no dia 7 de maio no Diário Oficial da União, a Prova Brasil 2007 será realizada de 5 a 20 de novembro.
Com apoio técnica e financeira do Mec, durante os meses que antecedem as provas as secretarias municipais e estaduais de Educação vão aplicar avaliações internas para antecipar os resultados e aplicar recursos para melhorar os índices, de forma a alcançar melhores resultados na avaliação nacional. (com informações do Inep/Mec)