Atividade faz parte das
comemorações do Dia do Geógrafo
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Foi comemorado nesta terça-feira, 29, o Dia do Geógrafo. Para marcar a data, acadêmicos e professores do curso de Geografia do Isemoc – Instituto Superior de Educação de Montes Claros promovem na próxima quinta-feira, dia 31 de maio, às 19h30, no colégio Tiradentes, uma palestra com o tema Lixo, Cidadania e Meio Ambiente.
Apresentada pelo professor Geraldo Fonseca Mota, doutorando em Desenvolvimento sustentável pela Universidade de Almeria/ES, a palestra conta, também, com a participação de alunos e professores do colégio Tiradentes e tem como objetivo promover a conscientização dos participantes em relação aos cuidados com o meio ambiente e à forma de lidar com o lixo urbano.
No dia 02 de junho, sábado, os acadêmicos promovem a I Gincana da Reciclagem, em parceria com a escola estadual Levi Durães Peres, com participação de cerca de 2000 alunos da escola e 1000 pessoas da comunidade do Grande Delfino.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Magda Fonseca Queiroz a iniciativa faz parte das atividades de campo previstas na disciplina Gestão Urbana e Impactos Ambientais, do terceiro e sétimo períodos do curso de Geografia.
- A gincana vai mobilizar a comunidade escolar do Levi Durães e os acadêmicos do curso de Geografia, promovendo uma interação entre os dois universos através de oficinas, palestras e atividades práticas, tendo como centro das discussões o cuidado com o meio ambiente Durante o encontro será promovido um concurso de frases e cartazes com o tema Adote uma árvore, motivando a reflexão dos alunos sobre a importância de sua participação na preservação do meio ambiente – explica a professora.
Segundo Magda, as oficinas começaram no início de maio e a gincana é a culminância do projeto.
- O projeto tem como objetivo sensibilizar a comunidade para o processo de coleta seletiva de resíduos sólidos, de um modo geral, e também, do lixo gerado na escola. A proposta visa diminuir o desperdício e identificar as possibilidades de reutilização como meio de preservação ambiental – ressalta Magda.
A acadêmica do 3º período de Geografia, Tathiane Silva Ribeiro diz que a participação nas oficinas tem sido muito gratificante.
- Escolhi cursar Geografia por opção, por gostar realmente da atividade, mas a experiência com as oficinas me fez entender que gosto desse trabalho muito mais do que imaginei. Orientar as crianças em relação aos cuidados com o lixo, desde o não jogar papel de bala na rua até a reciclagem de garrafas pet, por exemplo; de falar sobre a importância da árvore no equilíbrio embiental, da limpeza das ruas, tomando como referência seu próprio bairro, o lugar onde vivem, ver o entusiasmo com que respondem ao nosso convite é muito gratificante. O curso está superando minhas expectativas – comemora Tathiane.
A acadêmica Mauricéia Pereira Alves, também do 3º período de Geografia, diz que o contato com os alunos durante as oficinas foi surpreendente.
- Quando começamos o projeto, por um momento pensei que não íamos dar conta. Os alunos estavam dispersos, só brincavam. Mas depois foram se interessando e percebemos quanto podiam ser criativos nas atividades de reciclagem, ao mesmo tempo em que se envolviam nas conversas sobre o tema. O resultado foi a criação de cartazes, com frases sugestivas, mostrando que realmente entenderam nossas explicações, nossa proposta – diz a estudante.
GINCANA
Magda salienta que para os geógrafos o lixo não existe; é apenas matéria-prima fora do lugar.
- O objetivo da Gincana da Reciclagem é estimular nos alunos a reflexão sobre a sociedade do consumo baseada na exploração exagerada dos recursos naturais, no desperdício, no supérfluo. Essa reflexão vai além da coleta seletiva e da reciclagem do lixo. O cidadão precisa entender porque é importante a preservação e o melhor momento é esse, ainda na infância, quando a criança está sendo preparada para o exercício da cidadania. O projeto tem efeito multiplicador, pois o que os alunos aprendem durante as oficinas, repassam aos familiares e amigos. É essa conscientização que queremos atingir. É claro que as atividades artísticas e lúdicas estimulam o interesse das crianças e envolvem de forma mais efetiva os acadêmicos, que se entusiasmam com os resultados imediatos – explica a professora.
A comunidade escolar da escola estadual Levi Durães Peres
participa da Gincana de Reciclagem
Acadêmico do 7º período de Geografia, Gilmar Gonçalves da Costa diz que o projeto tem possibilitado tanto aos acadêmicos quanto aos estudantes do Levi Durães vivenciar situações que possibilitam pensar no que cada um pode fazer para contribuir na melhoria do meio ambiente.
- O aluno pode ter resultados acima da média em todas as disciplinas e mesmo assim não ter consciência de sua responsabilidade com o meio que o cerca. O projeto é uma oportunidade para promover essa conscientização, não dos alunos, mas també dos professores e da comunidade como um todo – ressalta Gilmar.
A Gincana da reciclagem acontece no dia 02 de junho, sábado, a partir das 7h da manhã, com participação do 3º e 5º período de Geografia do Isemoc e da comunidade escolar do Levi Durães Peres. Durante a gincana serão premiadas as melhores frases e desenhos criados pelos alunos da escola.