A Secretaria de Educação a Distância (Seed/Mec) reúne na próxima semana, em Brasília, reitores de universidades públicas estaduais e municipais do país. No encontro será debatido o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O diretor de Políticas em Educação a Distância, Hélio Chaves Filho, diz que o evento será para informar os reitores sobre o segundo edital da UAB.
- Na primeira chamada só participaram as universidades federais e agora as estaduais e municipais vão poder participar - disse o diretor.
Algumas mudanças ocorreram no segundo edital em relação ao primeiro. As inscrições e o envio de projetos, por exemplo, agora são feitas por meio eletrônico. De acordo com o MEC, isso vai facilitar o trabalho dos proponentes e das equipes técnicas do Ministério da Educação.
O prazo para os municípios e instituições de ensino encaminharem as propostas de cursos e pólos ao Ministério da Educação (MEC) termina 20 de abril. De acordo com o MEC, o programa Universidade Aberta do Brasil já conta com a participação de 291 pólos de apoio presencial que iniciam as atividades, ainda esse ano, em 288 municípios brasileiros.
O programa vai disponibilizar 60 mil vagas para cursos superiores na modalidade de educação à distância (EAD), com prioridade na formação inicial e continuada para professores de educação básica, que poderão escolher entre 90 opções de cursos públicos e gratuitos.