Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Apesar de a folia já estar acontecendo há dias em muitas cidades, hoje, oficialmente, começa o carnaval em todo país, do Oiapoque ao Chuí, menos em Montes Claros. Seja com samba, frevo, axé, batucada ou marchinhas, a maior festa popular do planeta é marcada pelo ritmo contagiante que em cada região do Brasil tem um gostinho especial e diferente. A única certeza é que esta época deixa o país inteiro agitado, e realmente não tem como ficar parado.
Carnaval de Diamantina, um dos mais
concorridos de Minas Gerais (Foto: divulgação)
Há alguns anos, todas as informações sobre o carnaval vinham do Rio de Janeiro e o CD de samba de enredo das escolas cariocas era presente obrigatório de final de ano. Para os turistas de outros países, passar o carnaval só podia ser na cidade maravilhosa.
Com a popularização da Internet e a transmissão da festa pelos de canais de TV aberta, cidades como Salvador, Olinda, Recife, Diamantina e tantas outras puderam mostrar ao mundo um jeito diferente de festejar o carnaval, mas tão empolgante quanto o carioca.
Com isso, as pessoas passaram a ter outras opções para cair na folia.
Os blocos de arrasto de João Pessoa/PB, os trios elétricos de Salvador, os bonecos gigantes de Olinda, o frevo de Recife, as batucadas pelas ruas de Diamantina, as escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, os bailes de máscara, a folia à beira dos rios pelo interior de Minas Gerais são algumas das atrações apresentadas pelas empresas de turismo para atrair foliões do Brasil e do mundo.
A festa que só termina na manhã de quarta-feira de cinzas traz ao Brasil turistas do mundo inteiro, além de arrastar uma multidão de brasileiros para as capitais nordestinas - principalmente Salvador - e para o Rio de Janeiro.
CARNAVAL EM MINAS
Em Belo Horizonte, a região mais disputada é o centro histórico, que anualmente atrai milhares de turistas que, além da folia, querem conhecer a história do local e suas tradições.
Outra boa pedida para os mineiros é passar o carnaval em Diamantina, no batuque de blocos como Bartucada e Bat Caverna. Como já é tradicional, o agito acontece na Praça do Mercado Velho e no Largo Dom João. Outras cidades mineiras ainda oferecem boas opções no carnaval, como Ouro Preto, Tiradentes e cidades ribeirinhas onde a grande pedida é curtir a folia ao som de bandas baianas às margens dos rios.
Para quem quer curtir de uma maneira diferente, a boa pedida é o Carnaval da Revolução, que acontece em Belo Horizonte, onde jovens se juntam para discutir idéias anarquistas e assistem shows de rock, palestras sobre o tema, debates e se divertem com DJs do Brasil e do mundo. Sem dúvida, um programa bem interessante para quem se liga nesse tipo de assunto, e odeia carnaval.
E é assim. Todas as cidades, das metrópoles aos pequenos povoados, com ruas e praças lotadas de alegria, colocam à mostra toda irreverência e criatividade dessa gente festeira, atraindo a atenção do mundo inteiro.