Diálogo entre literatura e poesia: projeto promove oficinas para difusão da leitura e produção de textos entre crianças e adolescentes

Jornal O Norte
25/10/2006 às 11:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:43

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Na última quinta-feira, 19, aconteceu mais uma edição do projeto Criançamento, com atividades nas áreas de Literatura, Teatro, Dança Música e práticas de produção de texto.




80 crianças participaram da oficina Haikacas e Bricaixinhas, que promoveram um diálogo entre poesia e artes plásticas (foto: Fábio Marçal)

Criado durante a primeira Semana do Livro e da Leitura realizada em outubro do ano passado, com o objetivo de contribuir com a difusão da leitura e produção de textos, o projeto é uma iniciativa da secretaria municipal de Cultura, através da biblioteca pública municipal Antônio Teixeira de Carvalho, em parceria com a secretaria municipal de Educação e Apas - Associação de Promoção e Ação Social.

As oficinas que acontecem desde o ano passado reúnem alunos e professores uma vez por mês, durante todo dia, no Salão Infanto-Juvenil Marcolina Athayde Rebello, na avenida deputado Esteves Rodigues, próximo ao prédio da prefeitura.

Participam das oficinas 40 crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos de idade, estudantes da escola municipal João Vale Maurício, do bairro Vilage do Lago, e outras 40 crianças do centro de convívio Curumim, da Vila Anália.

Nessa edição, o projeto recebeu o poeta e performer EX- KOSTAK e a artista plástica Helen Mendes, da cidade de Caxias do Sul/RG, que ministraram a oficina Haikacas e Bricaixinhas, promovendo um diálogo entre poesia e artes plásticas, explorando novas possibilidades de leitura através de materiais reciclados, com novas concepções de materiais e formatos na produção de livros.

A técnica mostrada na oficina já foi desenvolvida em várias cidades do país, onde os professores reforçam o caráter interdisciplinar da leitura, focando as atividades na capacidade de percepção e criação das crianças.

Segundo o coordenador do projeto, o poeta Guilherme Rodrigues, o Criançamento nasceu inspirado no programa Biblioteca Viva, promovido pela prefeitura de São Paulo e, a princípio, acontecia nas dependências do Centro Cultural. Com convênio com o Banco do Nordeste do Brasil, firmado através do Programa BNB de Cultura/2006, o programa passou a ser quinzenal desde o último mês de setembro, sendo transferido a para a biblioteca infanto-juvenil.

- Com esse novo recurso as práticas interdisciplinares foram ampliadas, a estrutura melhorada e estamos desenvolvendo novas atividades para que os estudantes possam encontrar na leitura e nas práticas das oficinas a abertura para um novo mundo – diz Guilherme.

O coordenador diz que as crianças são extremamente criativas e, a sua maneira, já começam a se identificar com a criação.

- Nesta última oficina as crianças ficaram muito motivadas com a produção de casas de poesias e poemas através de material reciclado e caixinhas de fósforo e foi possível perceber o quanto são criativas. Além da capacidade artística e literária, as oficinas contribuíram para aumentar a auto-estima das crianças, que puderam criar seus próprios trabalhos de acordo com sua leitura de mundo – explica.

PRÓXIMAS OFICINAS

As próximas edições do Criançamento acontecem sexta-feira, 27, na Casa do Tambor, de 14h às 17h, com oficinas de Percussão, e segunda-feira, 30, no Salão Infanto-Juvenil da biblioteca, durante todo dia, com oficinas de Teatro ministradas pelo grupo Grande Palco; trabalhos de narração e criação de histórias coordenados por Tio Manoel de Oliveira e Cecília Moura; e produção de texto coordenada por professoras de literatura.




Nesta sexta-feira as crianças participam da oficina


de percussão
, na Casa do Tambor (foto: arquivo/ Wilson Medeiros)

No final do ano os trabalhos produzidos pelos alunos durante as oficinas ficarão expostos no salão da biblioteca infanto-juvenil Marcolina Athayde Rebello.

_______________________________________


O poeta e performer EX- KOSTAK e a artista plástica Helen Mendes, da cidade de Caxias do Sul/RG, ministraram a oficina Haikacas e Bricaixinhas, promovendo um diálogo entre poesia e artes plásticas, explorando novas possibilidades de leitura através de materiais reciclados, com novas concepções de materiais e formatos na produção de livros.

A técnica mostrada na oficina já foi desenvolvida em várias cidades do país, onde os professores reforçam o caráter interdisciplinar da leitura, focando as atividades na capacidade de percepção e criação das crianças.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por