Naíma Rodrigues
Repórter
onorte@onorte.net
No dia 25 de outubro foi festejado o Dia do Dentista, e para celebrar a data foi realizado o 1º Encontro Científico de Odontologia, dando abertura ao 3º Congresso Internacional de Odontologia na AOB – Associação Brasileira de Odontologia - de Montes Claros, à 5ª Jornada Odontológica da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros - e à 5ª Mostra Científica da Odontologia da Unimontes, com o apoio da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas.
Segundo a assessora da AOB, Janaína de Castro o evento que ocorreu no Automóvel Clube reuniu cerca de 700 profissionais de diversas cidades e universidades distintas, para comemoração da data.
O encontro acontece entre os dias 25 e 28 de outubro.
- O objetivo do projeto é trazer extensão da universidade para levar o conhecimento do curso à população de toda região norte-mineira – diz o coordenador do 1º Encontro Cientifico da Unimotes e AOB/Moc, Manuel Brito Júnior.
A diretora Raquel Muniz diz que através da parceria entre Funorte e Unimontes foi possível proporcionar aos acadêmicos a presença de profissionais de nível internacional (foto: Wilson Medeiros)
O evento presidido por Roberto Wagner contou com a participação da diretora da Funorte, Raquel Muniz e do reitor da Unimontes, Paulo César de Almeida. Todos parabenizaram os profissionais de odontologia pela data.
- A AOB comemora 50 anos, não imaginávamos que conseguiríamos esta magnitude. Aos acadêmicos de odontologia agradecemos pelo conceito que o curso obtém hoje, os profissionais são os mais premiados nacionalmente e internacionalmente - afirma Roberto Wagner.
ESPECIALIZAÇÃO PARA ODONTOLOGIA
A diretora da Funorte, Raquel Muniz diz que o curso de Odontologia da Funorte obteve conceito A logo que foi formado. Hoje a Funorte oferece mestrado e doutorado através da universidade Trás dos Montes e Alto D’oro, de Portugal, e em breve Montes Claros terá o curso de especialização para os graduados.
- Acredito que através desta parceria entre Funorte e Unimontes proporcionamos aos alunos a presença de profissionais de nível internacional na sua própria cidade a um custo irrisório. Neste encontro o aluno tem oportunidade de debater com profissionais do mais alto nível, além de apresentar trabalhos científicos, fazendo com que o conhecimento possa ser adquirido em espaço fora da sala de aula - diz Raquel Muniz.
DIA DO DENTISTA
O dia do dentista foi criado em 25 de outubro de 1984, por ter sido assinado o decreto 9.311, que criou o primeiro curso de graduação de Odontologia no Brasil - no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do conselho regional de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista no Brasil.