A partir desta semana, acadêmicos de todos os campi da Soebras em Montes Claros entram em ritmo do processo eleitoral, que vai eleger a nova diretoria do DCE/Soebras
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Acadêmicos da rede Soebras dos campi de Montes Claros se preparam para o processo eleitoral que vai eleger a nova diretoria do DCE – Diretório Central dos Estudantes/Soebras.
Com objetivo de chamar a atenção da comunidade estudantil para importância da participação no processo, foi realizado na noite de quinta-feira o sorteio de três bolsas integrais para o curso de inglês ou espanhol, numa parceria entre DCE e CNA.
André Maurício Gomes, coordenador do projeto de parceria com a escola de inglês, diz que cerca de 2500 acadêmicos se inscreveram para concorrer à bolsa.
- Hoje são 4300 acadêmicos matriculados na Soebras em Montes Claros e a participação foi bem expressiva. Nossa intenção é estimular o interesse do estudante pelas questões da comunidade acadêmica, de forma que haja uma maior integração entre os cursos – diz André, 28 anos, estudante de Enfermagem.
O DCE/Soebras foi criado há quase dois anos e, segundo André, está tudo preparado para o próximo processo eleitoral.
- Na próxima semana será divulgado o edital, quando também inicia o período de registro das chapas concorrentes. Nossa expectativa é mobilizar os acadêmicos de todos os campi de forma que o diretório possa se fortalecer – diz.
Segundo o estudante, a vida acadêmica anda muito dispersa, e o histórico da luta dos representantes da classe estudantil brasileira por seus ideais, que tanto contribuiu para a democracia do país, há muito vem se enfraquecendo.
- Precisamos nos unir e buscar por uma vida melhor, tanto dentro quanto fora da academia. Mas para isso é preciso envolvimento e união da classe para conquistar nossos direitos – ressalta o estudante.
André, que será um dos candidatos à presidência, diz que seu principal projeto é promover a união dos diretórios de todas as instituições superiores de ensino de Montes Claros, bem como do Demc – diretório dos Estudantes de Montes Claros, de forma que os estudantes possam ter uma representação forte, e reivindicações como meio-passe sejam finalmente conquistadas.
- Também vamos nos unir para fazer valer o direito à meia-entrada, que nem sempre funciona da maneira correta em Montes Claros, e promover a divulgação da carteira estudantil/DCE, documento válido e necessário na hora de requerer esses direitos – explica André.
No sorteio das bolsas para o curso de inglês ou espanhol, que aconteceu no campus Funorte JK na noite de quinta-feira, 17, foram contemplados os alunos Ellen Aparecida Guimarães Bezerra, do curso de Biomedicina; Hugo Gomes Gonçalves, do curso de Direito, e Narita Nascimento Costa, do curso de Fisioterapia.