Dançarino montes-clarense se prepara para ganhar o mundo: Luciano de Jesus vai para a Suíça ministrar oficinas de dança

Jornal O Norte
06/04/2006 às 11:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Eufórico. É assim que o professor de dança e coreógrafo Luciano de Jesus se encontra diante da possibilidade de ministrar oficinas de dança na Suíça.

Nascido em berço musical e dançarino e professor desde que pode se lembrar Luciano de Jesus, pela primeira vez, sai do continente para ensinar sua arte a outros povos e, ao mesmo tempo, conhecer novas culturas.

Ao lado do professor Tião Capoeira, de Almenara (MG) e Mestre Marinaldo, de Porto Seguro (Ba), o dançarino vai ministrar durante três meses, workshops de dança de salão, dança folclórica e capoeira de Angola em um hotel-escola em Genebra, na Suíça.

Segundo ele, esta é a segunda vez que tem a oportunidade de conhecer o Velho Mundo.

- A primeira vez foi para dar aula na Alemanha, mas acabou não dando certo. Já faz um tempo que estou em campanha para ir à Suíça, mas a oportunidade acabou vindo de repente, de onde eu menos esperava, através de um projeto que desenvolvo com professores do Vale do Jequitinhonha.  Tomei até um choque e demorei a assimilar – conta o professor, entusiasmado.

CIDADÃO DO MUNDO

Professor do curso de Educação Física da Funorte e participante ativo de projetos sociais desenvolvidos por diferentes grupos e entidades de Montes Claros, que envolvem principalmente pessoas com necessidades especiais, crianças em situação de risco social, adultos na terceira idade, Luciano diz que vê nessa viagem uma oportunidade de ampliar sua bagagem cultural e qualificação de seu trabalho, além de realizar um grande sonho, que é o de conhecer outros povos, outras nações.

- É um momento muito importante para mim não só como profissional, mas também como pessoa, como cidadão.  Poder conhecer de perto aquilo que sempre fez parte do meu cotidiano, que é o estudo da cultura, do comportamento, da dança de outros países será muito enriquecedor - argumenta.

RECONTRATO

Em fase de recontrato na vida pessoal e com vários projetos encaminhados para ainda este ano, Luciano diz que o convite veio em um momento oportuno.

- Sou uma pessoa tranqüila, que se deixa levar pela vida. Mas às vezes é preciso uma saída estratégica da rotina para tomar novos rumos, para acertar mais nas decisões e dar mais valor ao que somos ou pretendemos ser - diz o dançarino.

DE PEITO ABERTO

Com um trabalho voltado para a dança e percussão, Luciano diz que pretende desenvolver oficinas que promovam a relação entre o homem e a natureza, além do ritmo, que é uma linguagem universal da música.

- Em Montes Claros sempre tive apoio e espaço para trabalhar e isso facilitou muito minha relação com as pessoas. Minhas aulas atingem todos os níveis sociais o que me deu uma noção de respeito às diferenças e particularidades de cada um. Essa troca de experiência será mais uma forma de aprendizado. Sei que o idioma, o comportamento e vários outros fatores vão pesar, mas a música e a dança têm linguagem própria, aproximando as pessoas. Vou encarar o desafio de peito aberto - explica.

DE MALAS PRONTAS

Luciano de Jesus viaja no dia 12 de maio, com parada em Milão, seguindo depois para Genebra, com possibilidade de estender a viagem até a Alemanha. O bailarino aproveita para conhecer de perto o Festival de Jazz de Montreux em sua 39ª edição, que neste ano acontece de 30 de junho a 15 de julho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por